Golpistas vendem GeForce RTX 4090 sem GPU e chips de memória
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |
Golpes envolvendo placas GeForce RTX 4090 sem GPU e chips de memória começam a ser registrados. Um usuário lesado adquiriu um modelo usado da MSI que era composto apenas por PCB genérica, com GPU ou VRAM removidas, disfarçado com dissipadores e sistema de ventoinhas originais.
Não são tão raros golpes envolvendo placas-de-vídeo usadas danificadas por estresse, mineração de criptomoedas, ou outros fatores de uso intenso. No entanto, este é o primeiro caso registrado de uma placa sendo vendida completamente sem componentes.
Limitações de acesso a tecnologias para IA
Após os EUA bloquearem a exportação para a China de GPUs e outras tecnologias que poderiam ser utilizadas para avançar o setor de IA e computação de alto desempenho, empresas locais esgotaram estoques de placas gamer RTX 4090. Isto porque, em uma manobra ousada, eles removeram todos os componentes essenciais dessas placas, e isso inclui a GPU e VRAMs, e ressoldaram em PCBs reduzidas para criar servidores de IA personalizados.
Naturalmente, era apenas uma questão de tempo até que os primeiros efeitos desse movimento começassem a afetar consumidores domésticos desavisados. O usuário identificado como Mr. Hong, adquiriu a RTX 4090 de segunda mão por HK$ 13.000 (aproximadamente R$ 8 mil em conversão direta) e, ao conectar a placa, notou que ela não era reconhecida pelo sistema operacional.
Ao remover o sistema de ventoinhas e dissipadores, encontrou uma PCB genérica, danificada, e com todos os componentes essenciais removidos. Apesar de, até então, se tratar de um caso isolado, é provável que mais golpes similares comecem a ser relatados, uma vez que existe um esforço de países alinhados aos EUA para dificultar o acesso da China a tecnologias de IA.
🛒 Compre placas GeForce RTX pelo melhor preço!
🛒 Compre notebooks com placas GeForce RTX pelo melhor preço!
Fonte: HKEPC