Publicidade

Gigabyte lança 1ª placa-mãe para CPUs AMD com conectores traseiros

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
GIGABYTE / Divulgação
GIGABYTE / Divulgação

Nesta semana, a Gigabyte lançou a placa-mãe B650E Aorus Stealth Ice, primeira placa para processadores AMD com os conectores de energia na parte traseira da PCB. A placa é a segunda da série Stealth da Gigabyte com conectores escondidos para facilitar gerenciamento de cabos e melhorar o fluxo de ar no gabinete.

Apesar de se tratar de um modelo com chipset B650, geralmente com projetos mais modestos, a nova placa da Gigabyte com soquete AM5 é bem completa. Além de dois slots M.2 com pistas diretas para a CPU, a nova AORUS Stealth Ice conta com slot PCIe 5.0 x16 para placas de vídeo topo de linha, uma porta USB4 tipo C no espelho de I/O - dependendo do processador instalado -, porta de rede de 2,5 Gbps e Wi-Fi 7 embarcado.

Entre os conectores internos “escondidos”, a Gigabyte disponibilizou uma boa variedade de conexões, inclusive para iluminação RGB, extensões USB 2.0 e USB 3.2 e uma porta DisplayPort 1.4 interna para o painel de monitoramento LCD Edge View.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Especificações da AORUS B650E Stealth Ice

A AORUS B650 E Stealth Ice utiliza suporte AM5, compatível com processadores AMD Ryzen 7000, Ryzen 8000 e os novos Ryzen 9000. O modelo traz quatro slots DDR5 com suporte a até 192 GB em dual channel e frequências de até 8000 MT/s em overclock.

A antena Wi-Fi utiliza conector WIFI EZ-Plug, de encaixe simples, sem a necessidade de rosca, facilitando sua instalação. Todo o corpo da PCB é recoberto por uma armadura para melhorar a eficiência térmica dos componentes, e os dissipadores dos slots M.2 utilizam padrão de instalação de encaixe simples, sem parafusos.

Até o momento, a Gigabyte não confirmou a data de lançamento da nova placa-mãe B650 Stealth Ice. Contudo, a julgar pela quantidade de tecnologias modernas embarcadas, a expectativa é que elas cheguem simultaneamente com os novos processadores Ryzen 9000 no dia 31 de julho, para compensar a ausência de placas com novo chipset X870, previstos para o terceiro trimestre.

Vale lembrar que, por se tratar de um modelo com conectores na parte traseira, nem todos os gabinetes conseguem acomodar a nova placa, sendo preciso consultar o manual da placa para verificar modelos compatíveis.