Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CPUs Ryzen 8000 devem chegar até junho com melhorias no IPC

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Janeiro de 2024 às 11h10

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre AMD

Com o lançamento dos Ryzen 8000G para desktop neste mês de janeiro, a expectativa para o lançamento dos Ryzen 8000 regulares está nas alturas. Agora, o youtuber e informante High Yield aponta em sua conta no X (antigo Twitter) mais informações sobre os vindouros processadores, incluindo especificações técnicas, uma janela de lançamento e até um novo nome para essas CPUs.

Antes de tudo, o youtuber salienta que esses SKUs serão chamados de Ryzen 9000 e não Ryzen 8000, como especulado anteriormente. O motivo para isso deve ter relação com as configurações, uma vez que esses serão os primeiros produtos da AMD a ganharem a arquitetura Zen 5. Apesar disso, os chips vão manter o mesmo design de chiplets das gerações anteriores, bem como as mesmas capacidades em I/O, ou seja, a compatibilidade com dispositivos de entrada, saída, conexões USB, etc.

A nova arquitetura Zen 5 não deve mexer em questões como a quantidade de núcleos e threads, nem alterar as frequências significativamente. O que deve realmente mudar é o IPC (Instruções por Ciclo), com aumentos em até 20% dependendo do fluxo de trabalho utilizado. A eficiência energética também parece um dos destaques dos Ryzen 9000.

Continua após a publicidade

Novos Ryzen se manterão no soquete AM5

Voltando a falar sobre o possível nome dos Ryzen 8000/9000, não seria uma exata surpresa a AMD pular um milhar na nomenclatura dos seus produtos. Vale lembrar que entre os Ryzen 5000 e os atuais Ryzen 7000 houve um salto parecido, deixando os supostos Ryzen 6000 de fora da festa. 

Vale reiterar que os novos processadores do time vermelho manterão a compatibilidade com placas-mãe com o soquete AM5. A companhia planeja oferecer suporte para a plataforma até, pelo menos, 2025. Todavia, é muito provável que novas motherboards com chipsets mais recentes e atualizados sejam lançadas nos próximos meses. 

Continua após a publicidade

A respeito de uma janela de lançamento, o youtuber supõe que os Ryzen 9000 cheguem entre abril e junho deste ano. Vale lembrar que um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, a Computex, é realizado em junho. Assim, não é difícil imaginar que a AMD faça uma revelação durante a feira. Além disso, os Ryzen 9000 com tecnologia X3D e processo de fabricação N4 da TSMC devem ser lançados só no início de 2025.