Galaxy S23 pode ganhar versão especial do Snapdragon 8 Gen 2
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
O Snapdragon 8 Gen 2 acaba de ser anunciado, mas uma nova versão da plataforma pode aparecer em breve. De acordo com o conhecido leaker Ice Universe (@UniverseIce no Twitter), a plataforma pode ser voltada exclusivamente para os aparelhos da série Galaxy S23.
- NAVE lança primeiros PCs gamer do Brasil com CPUs Intel de 13ª geração
- MediaTek Dimensity 9200 tem resultados abaixo do esperado com o Vivo X90
Esta versão seria identificada com o código SM8550-AC, enquanto o Gen 2 recém lançado é conhecido como o SM8550-AB. Porém, as diferenças entre os dois ainda não foram confirmadas.
Espera-se que a variante opere em clocks mais altos, na casa dos 3,5 GHz. Para efeito de comparação, o núcleo Cortex-X3 de máxima performance atua a 3,2 GHz no Snapdragon 8 Gen 2, segundo informações oficiais da Qualcomm.
Desta forma, a versão especial teria desempenho mais avançado em single-core e multi-core. Alterações nos outros núcleos ou na GPU não foram indicadas até o momento.
Também não é possível afirmar se este chipset SM8550-AC é um suposto Snapdragon 8 Plus Gen 2, ou uma versão “turbinada” do 8 Gen 2 já conhecido. O 8 Plus Gen 1 foi apresentado em maio deste ano, mas nada impede que a Qualcomm antecipe o ciclo de um ano entre cada geração.
Afinal, a linha Galaxy S23 deve ser apresentada nos primeiros meses de 2023. Caso a Samsung mantenha um cronograma tradicional, seus novos aparelhos topos de linha aparecerão em fevereiro.
Anteriormente, um executivo da Qualcomm já tinha vazado que a marca coreana não utilizaria chips próprios na linha S23. Rumores apontam que os resultados de desempenho do Exynos 2300 estariam abaixo do esperado, e por isso a Samsung faria uma pausa de três anos para desenvolver uma plataforma totalmente nova.
Snapdragon 8 Gen 2 tem Ray Tracing por hardware e nova configuração de núcleos
O Snapdragon 8 Gen 2 foi apresentado oficialmente na última terça-feira, durante o evento Snapdragon Summit. A plataforma é feita no processo de 4 nm da TSMC, uma alteração em relação ao 8 Gen 1 que era responsabilidade da Samsung.
Ele também trouxe uma nova configuração de núcleos, em que o 1+3+4 é substituído pelo 1+4+3. Os cores de alto desempenho são divididos em 2x Cortex-A715 + 2 Cortex-A710, que operam em frequências de até 2,8 GHz.
Além disso, o processador trouxe outras novidades como o suporte para aceleração de Ray Tracing por hardware, inteligência artificial aprimorada, processador de imagem cognitivo, compatibilidade com Wi-Fi 7 e mais:
Fonte: Twitter/@UniverseIce