Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Entusiastas estão recriando clássica GPU 3dfx Voodoo

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Abril de 2024 às 16h25

Link copiado!

Oscar Barea via Twitter / Reprodução
Oscar Barea via Twitter / Reprodução

A 3dfx foi uma das primeiras companhias a criar placas de vídeo gamer durante a segunda metade dos anos de 1990 e deu início ao segmento que motivou o crescimento de empresas como a NVIDIA e AMD. Duas décadas depois de sua falência e aquisição pela NVIDIA, entusiastas estão trabalhando para recriar uma versão funcional da Voodoo, uma das GPUs mais icônicas da 3dfx e da história do segmento.

Desde 2022, o usuário Oscar Barea (@oscar_barea no X/Twitter) vem divulgando o progresso do projeto da VoodooX, placa baseada no chip VSA-100 da 3dfx e utilizada nos modelos Voodoo4 4500 e Voodoo5 5500.

Naturalmente, a placa nem de longe será ideal para jogos atuais, já que ela conta com apenas 32 MB de VRAM, mas serve como homenagem e registro histórico para um mercado que movimentou praticamente todas as evoluções da computação pessoal nos últimos 20 anos.

Continua após a publicidade

VoodooX com especificações aprimoradas

Apesar de ainda utilizar porta de vídeo legado, a VoodooX traz uma evolução sobre as Voodoo originais, substituindo o conector VGA por DVI, precursor do HDMI, com maior contagem de pinos e sinal de vídeo aprimorado.

Outro detalhe interessante é que o projeto final ainda deve ter um chaveamento para alternar a operação entre 32 MB e 64 MB de RAM, especificações das Voodoo4 4800, topo de linha de sua geração.