DLSS 10 oferecerá sistema de renderização neural, diz Nvidia
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |

A cada nova geração de placas de vídeo da Nvidia, o DLSS evolui e assume mais o protagonismo como um dos recursos mais importantes da companhia. Inicialmente implementado apenas para realizar o upscalling de imagens, a funcionalidade pode evoluir para um sistema de renderização neural de imagens com o auxílio de inteligência artificial.
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A afirmação foi feita por Bryan Catanzaro, vice-presidente de pesquisa de deep learning da Nvidia, em entrevista ao Digital Foundry. E ela reflete uma projeção e expectativa do que a empresa pretende alcançar com seus investimentos em IA e soluções gráficas nos próximos anos.
Mais importante que Ray Tracing
Desde seu lançamento, o DLSS vem se provando ser uma tecnologia muito mais relevante para o futuro dos jogos do que o próprio Ray Tracing. Isso por que elementos de luz, partículas, entre outros, exigem um poder bruto de processamento muito elevado por realizarem, literalmente, algoritmos de equações físicas.
Em termos práticos, o princípio é o mesmo do utilizado em softwares de simulação em engenharia e computação de alto desempenho (HPC), mas aplicado em games. Tanto por isso, a qualidade gráfica dos jogos passou alguns anos estacionada em apenas entregar texturas mais complexas, mas sem muitas inovações reais.
A chegada do Ray Tracing, que realiza simulações em tempo real de efeitos de iluminação e reflexos, começou a mudar isso. No entanto, ela é extremamente pesada e pouco eficiente isoladamente.
É aí que o DLSS entra em ação, trazendo aceleradores auxiliados por IA para realizar essas simulações de forma muito mais rápida e eficiente. Atualmente, o DLSS 3 já está entregando renderizações muito mais realistas e possibilitando o Ray Tracing inclusive em chips bem mais modestos como, supostamente, o do Nintendo Switch 2.
Segundo Catanarzo, essa evolução utilizando Inteligência Artificial é a principal tecnologia para o futuro do desenvolvimento de jogos. A IA não terá capacidade de criar um jogo do porte de Cyberpunk 2077 apenas com alguns parágrafos de código. Contudo, ele acredita que o “DLSS 10 em um futuro distante será um sistema completamente neural de renderização que interage com os motores gráficos de formas diferentes e, por isso, será mais imersivo e mais bonito.”
Fonte: Digital Foundry