Publicidade

Dimensity 1300: MediaTek revela novos detalhes do chipset

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Abril de 2022 às 15h40

Link copiado!

Divulgação/MediaTek
Divulgação/MediaTek
Tudo sobre MediaTek

Revelado junto aos chips móveis Dimensity 8000 e Dimensity 8100, a MediaTek voltou a dar mais detalhes sobre o Dimensity 1300. Versão revisada do Dimensity 1200, o novo processador pode estrear nos próximos aparelhos de médio porte da OnePlus.

A princípio, o Dimensity 1300 repete as especificações do popular Dimensity 1200. Ambos são chipsets octa-core com quatro núcleos de desempenho Cortex-A78 – sendo um Ultra atuando com até 3 GHz e três Super com até 2,6 GHz –, e quatro núcleos de eficiência Cortex-A55 rodando em até 2 GHz, além da GPU Mali G77 MC9.

Fabricado com o processo de 6 nm da TSCM, o chip promete oferecer mais eficiência no consumo da bateria para o uso diário. O modelo pode ser emparelhado com memórias RAM LPDDR4x de até 16 GB e 4.266 Mbps, além de suportar armazenamento tipo UFS 3.1.

Continua após a publicidade

Reprodução e gravação de vídeos em 4K

Como na geração anterior, o Dimensity 1300 mantém o suporte a telas com taxa de atualização de até 168 Hz. Conforme a marca, isso garante uma experiência visual sem atrasos em jogos e melhor fluidez para navegação em apps e páginas da internet.

Atuando com displays com resolução Full HD+, o chip usa a tecnologia MediaTek MiraVision, que permite reprodução de vídeos com HDR10+ aprimorado e realiza a decodificação AV1 através do hardware para reprodução de conteúdos em 4K de serviços de streaming.

Continua após a publicidade

Além de suporte para câmeras com sensores de até 200 MP, o Dimensity 1300 traz melhorias para a fotografia noturna e para os recursos de HDR. O processador possibilita a gravação de vídeo em 4K HDR “escalonado” com faixa dinâmica 40% maior do que o registro em 4K HDR padrão.

A maior novidade do processador é a tecnologia MediaTek HyperEngine 5.0, um amplo pacote de recursos de otimização para jogos mobile. Entre eles, upscaling de resolução com inteligência artificial, ajuste automático da taxa de atualização conforme os títulos e redução da latência dos fones de ouvido Bluetooth.

Conectividade 5G

Continua após a publicidade

O Dimensity 1300 traz um modem 5G integrado que, segundo a fabricante, possui melhorias de eficiência e desempenho. Outro destaque fica para os recursos "5G Elevator Mode" e "5G HSR Mode" que prometem experiências mais completas com a rede móvel com tempo de recuperação imediato e velocidades mais rápidas.

Em relação à velocidade máxima de downlink e uplink, o processador atua com 4,7 Gbps e 2,5 Gbps respectivamente. Essa é exatamente a mesma velocidade oferecida pelo antigo Dimensity 1200.

Rival do Snapdragon 778G

Comparando as especificações, o Dimensity 1300 pode ter desempenho equivalente ao Snapdragon 778G Plus – chipset mais poderoso da série 7 da Qualcomm até então. Com isso, o modelo da MediaTek deve ser visto em futuros dispositivos "intermediários premium".

Continua após a publicidade

Até o momento, a fabricante taiwanesa não revelou quais aparelhos e marcas usarão o novo processador. Mas, conforme as recentes informações, o chipset estará presente no OnePlus Nord 2T e no OnePlus Nord 3.

Fonte: MediaTek, GSM Arena