Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dell confirma especificações de chips Intel Alder Lake ainda não anunciados

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Novembro de 2021 às 13h35

Link copiado!

Intel
Intel
Tudo sobre Dell

Com o lançamento da 12ª geração de processadores Alder Lake da Intel, focado inicialmente na estreia dos modelos K para entusiastas, fabricantes de todo o mundo começaram a anunciar desktops pré-montados já equipados com os novos chips. Uma delas foi a Dell, que em parceria com a Intel anunciou o Alienware Aurora R13, trazendo um redesign comemorativo de 25 anos da marca e opções equipadas com o Core i5 12600K, Core i7 12700K e Core i9 12900K.

As variantes da série S, sem capacidade de overclocking, foram deixados para um lançamento posterior, e não tiveram detalhes oficiais confirmados. Felizmente, a própria Dell queimou a largada e, através do manual de suporte do Aurora R13, acaba de confirmar a lista completa de especificações desses chips, como descobriu o leaker @momomo_us.

Linha Alder Lake-S tem detalhes confirmados pela Dell

Continua após a publicidade

Além de dicas e avisos de cuidados, o manual online do desktop presente no site oficial da Dell lista as especificações completas do Aurora R13. Na seção dedicada aos processadores são listadas as CPUs anunciadas, junto a algumas surpresas — os modelos da série Alder Lake-S. São seis versões no total: o Core i9 12900, o Core i7 12700 e o Core i5 12400, bem como suas variantes F, sem gráficos integrados e com consumo mais baixo, de 65 W.

O ponto mais interessante é que há diferenças entre os modelos com e sem F, especificamente no Core i5 e no Core i9, algo inédito nas soluções da Intel. Enquanto o Core i9 12900 apresenta clock boost 100 MHz mais baixo que o Core i9 12900F, o Core i5 12400 sofre cortes mais marcantes frente ao Core i5 12400F ao perder o Hyper-Threading, contando apenas com 6 núcleos e 6 threads.

Vale destacar, no entanto, que a contagem de threads dos modelos com arquitetura híbrida estão incorretas. O próprio Core i9, por exemplo, é marcado com 32 threads, sendo que, na verdade, a CPU tem apenas 24 threads, em virtude da ausência de Hyper-Threading nos E-Cores de baixo consumo.

Continua após a publicidade

Dito isso, não é a primeira vez que o modelo mais básico da linha é citado com apenas 6 threads — alguns vazamentos já haviam apontado para essa possibilidade. Seja como for, de acordo com os rumores, não falta muito agora para que a Intel oficialize o restante da família Alder Lake, incluindo os modelos Alder Lake-S.

Chips sem overclocking estão previstos para chegar em janeiro

Reunindo as informações divulgadas por rumores e vazamentos, tudo indica que os modelos da família Alder Lake-S serão oficializados em algum momento de janeiro, possivelmente durante o período da CES 2022. Junto aos processadores, a companhia também pode anunciar os chipsets H600 e B600, mais acessíveis, voltados para os segmentos intermediário e de entrada.

Continua após a publicidade

A gigante deve anunciar ainda mais duas novidades — as famílias Alder Lake-P e Alder Lake-M para notebooks. Totalmente munidas de arquitetura híbrida, as soluções já começaram a vazar com maior frequência e prometem entregar saltos de desempenho equivalentes ao dos irmãos para desktop, mas com menor contagem de núcleos, atingindo 14 núcleos e 20 threads.

Fonte: @momomo_us, Dell