CPUs Intel Panther Lake entregam desempenho por núcleo maior que Ryzen AI Max
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Os processadores Panther Lake, Core Ultra 300, já estão entre nós, e os primeiros testes já indicam uma boa evolução em IPC (Instruções por Clock/performance por núcleo) sobre a geração anterior, especialmente em núcleos de performance. Os núcleos Cougar Cove e Darkmont são consideravelmente mais rápidos do que as CPUs AMD Strix Halo baseado em Zen 5, o melhor que o Time Vermelho tem para oferecer hoje em notebooks.
O grande trunfo da Intel está nos novos núcleos de performance Cougar Cove. Testes feitos no benchmark SPEC CPU 2017, e publicados no fórum chinês Bilibili, mostram superioridade na casa dos 10% sobre os núcleos Zen 5 da AMD. Já os núcleos eficientes Darkmont são cerca de 6% mais fortes do que os núcleos Zen 5c, o equivalente para núcleos focados em eficiência da AMD.
CPUs Core Ultra 200 já mostravam superioridade em IPC sobre a AMD
Vale lembrar que essa vantagem não surge do nada. Os processadores Arrow Lake-H (Core Ultra 200 de notebook) já haviam sinalizado essa retomada, entregando um desempenho levemente superior às soluções equivalentes da AMD em tarefas de produtividade e single-core. Com o Panther Lake, a Intel planeja transformar essa leve vantagem em uma liderança folgada.
A AMD ainda não tem uma nova arquitetura para brigar contra os Panther Lake no segmento mobile. Diferente da rival, o Time Vermelho está trazendo uma nova geração de CPUs para notebooks (Ryzen AI 400), mas ainda baseados em Zen 5 assim como a atual geração Strix Halo.
Outra vantagem da Intel sobre a rival está nos gráficos integrados. Com a Arc B390, iGPU high-end presente nos Core Ultra X 300, o Time Azul supera a rival, mas se comparado com os processadores Strix Point (Ryzen AI 300). A AMD não gostou do comparativo e criou seu próprio material mostrando que os Ryzen AI Max 300 são os verdadeiros rivais, e que superam os Panther Lake com a iGPU Radeon 8060S baseada em RDNA 3.5.
Enquanto as duas brigam para provar quem tem o melhor gráfico integrado mobile, os notebooks têm ficado mais caros por conta da crise de DRAM e cada vez mais distantes do consumidor final.
Veja mais do CTUP:
-
Intel anuncia encerramento dos processadores de 12ª geração
- NVIDIA e Intel firmam acordo histórico para fabricar chips de IA nos EUA
- Intel confirma lançamento das CPUs Core Ultra 400 de desktop para o fim de 2026