Publicidade

CPUs AMD conquistaram mais popularidade entre gamers em 2024

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Os CPUs AMD representam 38,73% dos usuários do Steam, mostrando um aumento de 3% em dezembro de 2024 em comparação ao mês anterior. Apesar da distância entre os componentes da companhia e os da Intel ainda existir, é válido notar que essa diferença é cada vez mais reduzida. 

Enquanto os processadores do “Time Vermelho” têm apresentado um constante aumento de jogadores, as CPUs Intel não tiveram resultado positivo pelo terceiro mês seguido - principalmente desde que foram revelados os diversos problemas, tanto nos hardwares quanto nos negócios da fabricante. 

Enquanto a AMD continua crescendo com suas CPUs, a Intel viu uma redução de 0,80% de usuários no Steam entre os meses de novembro e dezembro. Enquanto isso, o “XTA” da Microsoft (emulador de x86 em chips ARM) apresenta uma média de 0,06% de usuários - sem aumentos ou quedas que foram registrados.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Esse aumento de usuários do Steam com CPUs AMD mostra que a tendência da última Black Friday e período de festas de fim de ano foi mais favorável para a companhia - principalmente com o lançamento de produtos da linha “X3D” para os processadores Ryzen 9000. 

A CPU AMD Ryzen 7 9800X3D já se mostrou um verdadeiro carro-chefe de vendas, ultrapassando até mesmo as vendas da popular 7800X3D. Com a expectativa do anúncio de novos processadores com 3D V-Cache durante a CES 2025, é possível que este número seja ainda maior no fim de janeiro e nos próximos meses.

Intel disputa espaço contra as CPUs AMD

Apesar de lançarem diversos modelos de processadores (Lunar Lake para notebooks e Arrow Lake para desktop) em 2024, a Intel teve muita dificuldade para comercializar seus componentes pelos diversos problemas que surgiram durante o último ano.

Se a companhia já enfrentava dores de cabeça com a instabilidade dos processadores de 13ª Geração (Raptor Lake), as acusações aos fabricantes de placa-mãe e demora para resolver o problema causou muita polêmica e clientes insatisfeitos. 

O baixo ganho de desempenho dos novos Lunar Lake e Arrow Lake (que têm como principal foco a eficiência energética) também levou muitos a seguirem para o lado da rival. Na tentativa de corrigir seu erro, benchmarks comprovaram que eles acabaram piorando a performance das CPUs Arrow Lake em jogos.

Na indústria tech, a Intel também não está em boa fase. Com queda nos lucros, a companhia acabou perdendo muito do seu valor de mercado desde agosto de 2024 e causou uma série de impasses: paralisação em obras, mudanças de planos, demissões em massa e até a saída do CEO Pat Gelsinger

Continua após a publicidade

Leia outras matérias do Canaltech:

Fonte: Steam