Publicidade

Core Ultra 200S | Intel diz ter resolvido 4 dos 5 problemas de performance

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

A Intel revelou nesta semana os problemas que estavam causavam queda de desempenho nas CPUs Core Ultra 200S, detalhando cinco deles ao público. Ainda de acordo da companhia, de todos esses problemas, apenas um ainda precisa de correção.

Em breve resumo, a linha de processadores conhecida como Arrow Lake tinha como expectativa competir diretamente contra os processadores AMD Ryzen 9000. Porém, além de não alcançar a concorrência, os componentes perderem em gaming até mesmo para a linha Raptor Lake Refresh - da geração anterior. 

Agora a Intel reconhece a diferença entre seus testes internos e os realizados entre os especialistas, mostrando as razões para resultados tão discrepantes. Segundo a investigação da companhia, há cinco áreas distintas responsáveis pelos problemas nas CPUs Core Ultra 200S:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  1. Um pacote de Desempenho e Gerenciamento de Energia (PPM)
  2. O Intel Application Performance Optimizer (APO) pode não ter acionado devidamente
  3. “Tela Azul da Morte” quando tenta iniciar jogos utilizando o serviço Easy Anti-Cheat
  4. Algumas configurações de desempenho acabaram desconfiguradas nas análises ou habilitando as BIOS antecipadamente
  5. Novas otimizações de desempenho da BIOS

Desses cinco problemas, a Intel afirma que apenas as otimizações de desempenho da BIOS exigem um novo firmware - que está em estágio de validação antes de ser lançado oficialmente. A companhia afirma que trará mais informações durante a CES 2025, provavelmente para revelar que todos os problemas de desempenho das CPUs Core Ultra 200S foram resolvidos.

Já no caso dos demais, eles apontam que o usuário deve fazer o download da versão mais recente da BIOS da placa-mãe e atualizar o Windows 11 para a versão “26100.2314” - garantindo que as quatro primeiras questões sejam resolvidas o mais breve possível.

2024 foi ano difícil para a Intel

De agosto até os dias atuais, a Intel está passando por dificuldades severas de mercado que levaram a companhia a uma crise sem precedentes: milhares de funcionários foram demitidos, o valor de mercado na Bolsa de Valores caiu bruscamente, surgiram diversos problemas em CPUs das gerações Raptor Lake e Raptor Lake Refresh e Pat Gelsinger abandonou o posto de CEO abruptamente.

Tudo isso foi visto por conta de resultados financeiros negativos, além de não estarem acompanhando o avanço tecnológico em inteligência artificial como as concorrentes AMD, NVIDIA, TSMC e Samsung.

Ainda assim, nem isso fez a Intel tentar emplacar seus produtos em 2024. Só neste segundo semestre, vimos a chegada das CPUs “Lunar Lake” para notebooks, os Core Ultra 200S para desktop e suas novas placas de vídeo Arc “Battlemage”

Continua após a publicidade

Leia outras matérias do Canaltech:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*