Publicidade

CEO sugere que CPUs Meteor Lake serão muito importantes para a Intel

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

O CEO da Intel, Pat Gelsinger, está animado com o lançamento dos processadores Meteor Lake, programados para chegar em outubro. Em uma entrevista ao Yahoo Finance Live, o executivo revelou que os novos produtos devem ser tão importantes quanto a linha Centrino no passado e deu mais informações sobre a recuperação da companhia após alguns períodos de crise.

Os processadores Meteor Lake devem introduzir um design de chiplets, com uma litografia de 7 nanômetros (nm) chamada de Intel 4 e produção via luz ultravioleta extrema (EUV).

"Vemos isso como o momento do Centrino para trazer o Wi-Fi para o PC há duas décadas [...] Vemos estes PCs com IA [os Meteor Lake] inaugurando uma nova classe de aplicativos, grandes atualizações de aplicativos e empolgações de ISV. Estamos liderando o caminho com nosso produto Meteor Lake no segundo semestre deste ano", comenta Gelsinger.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A fala do CEO reverbera com outro comentário feito há alguns dias, após revelar o balanço fiscal do segundo trimestre de 2023. Na ocasião, Pat disse que planeja inserir Inteligência Artificial em todos os futuros produtos da Intel. Essa estratégia vai começar com os Meteor Lake, integrados com o primeiro acelerador de IA da companhia.

A alusão de Gelsinger com o Centrino faz sentido no ponto de vista da companhia. Em 2003, os notebooks equipados com o "selo" Centrino foram um dos primeiros a trazer conexão via Wi-Fi em um computador portátil. A ideia é que todos os processadores tenham maior integração com IA para facilitar e dar mais opções ao usuário, que cada vez mais vêm utilizando esses recursos.

Para a Intel o pior já passou

Durante a conversa, o executivo esboçou reações bem positivas sobre a virada de jogo da Intel. Após alguns trimestres com valores abaixo do esperado, a companhia conseguiu uma recuperação convincente nos últimos três meses.

"Acho que já vimos o pior [...] Obviamente, os níveis de estoque de PCs agora estão saudáveis novamente. E estamos vendo os sinais de demanda. Você sabe, achamos que ainda temos um pouco de estoque na rede e nos datacenters para lutar no terceiro trimestre do ano. Mas eu realmente acho que o pior já passou neste momento", enfatizou o CEO.

Por falar em datacenters, Pat Gelsinger elogiou a liderança da NVIDIA neste segmento e apontou o time verde como um forte competidor. Para fazer frente à rival, a Intel trabalha nos processadores Gaudi 3 para aprendizado de máquina e inteligência artificial. No entanto, esses modelos devem chegar só em 2024.

Fonte: Yahoo Finance