Intel lança chips de inteligência artificial para competir contra NVIDIA CUDA
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |
A Intel anunciou esta semana durante o evento Intel Vision sua mais nova aposta para competir contra a Nvidia no cenário de inteligência artificial e aprendizado de máquina com os novos processadores Habana Gaudi2 e Habana Greco.
- Intel mostra processadores Meteor Lake de 14ª geração em duas versões
- Placas de vídeo Intel Arc para desktop serão exclusivas da China no lançamento
Em nota oficial, a empresa afirma que "o Gaudi2 pode ajudar os consumidores a treinar cargas de trabalho cada vez maiores e mais complexas com velocidade e eficiência", sendo um competidor direto à NVIDIA e sua plataforma CUDA, utilizada por pesquisadores e empresas de inteligência artificial.
Agora fabricado em processo de litografia de 7 nanômetros da TSMC, o Gaudi2 é mais eficiente em consumo de energia e duas vezes mais rápido que o chip anterior da Habana projetado em 16 nm.
Eitan Medina, diretor de negócios da Habana Labs, afirma que a plataforma CUDA "não é uma trincheira que a Nvidia pode sustentar por muito tempo", e que chips da Intel se destacam pelo padrão gratuito de código aberto, permitindo download e uso pelo GitHub.
Comparações exibidas pela Intel mostram 1.9x mais desempenho em treinos de visão computacional ResNEt-50 e 2x mais desempenho em modelos de processamento de linguagem natural BERT quando comparados com soluções da Nvidia.
Além do Gaudi2, a NVIDIA apresentou o chip Greco para trabalho de interferência, que permite à inteligência artificial identificar objetos ou realizar previsões com algoritmos.
Os novos processadores Gaudi estão disponíveis para consumidores da Habana e a Supermicro será a primeira empresa a utilizar o novo chip em seus servidores de treinando em 2022.
Os processadores Greco têm lançamento previsto para o segundo semestre de 2022 e produção em massa apenas no primeiro trimestre de 2023.
Fonte: Intel