Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ASUS habilita suporte a TPM 2.0 e Windows 11 em placas Intel de 6ª e 7ª gerações

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Agosto de 2021 às 17h47

Link copiado!

Renan da Silva Dores/Canaltech
Renan da Silva Dores/Canaltech
Tudo sobre ASUS

Anunciado no final de junho, o Windows 11 é o próximo grande update do popular sistema operacional da Microsoft, recheado de novidades. Além de suporte a apps Android e um visual renovado, baseado na nova linguagem Fluent Design da companhia, a atualização promete melhorias no desempenho e recursos especiais como suporte aprimorado para os chips híbridos Alder Lake da Intel.

Em meio às mudanças bem-vindas, nem tudo agradou — para garantir o desempenho fluido do Windows 11, a gigante de Redmond limitou o suporte oficial do sistema a apenas algumas gerações mais recentes de processadores. Usuários de chips Ryzen 1000 ou das 6ª e 7ª gerações da Intel não terão compatibilidade com o software.

Após reclamações e desencontros, algumas fabricantes acabaram liberando updates de BIOS que habilitam recursos para que esses processadores antigos e suas respectivas plataformas sejam capazes de executar o novo sistema operacional sem problemas. Uma delas é a ASUS, que chega a citar o update para o Windows 11 como uma das possibilidades proporcionadas pelas novas BIOS.

Continua após a publicidade

ASUS habilita suporte a Windows 11 em placas-mãe antigas

Na última semana, a ASUS disponibilizou updates para diversas placas-mãe da Intel e AMD habilitando o TPM 2.0 (Trusted Platform Module), chip de criptografia que fortalece a segurança do sistema e é um dos requisitos do Windows 11. O destaque vai para modelos mais antigos, como Z270 e Z170, dedicadas à 6ª e 7ª gerações de processadores do time azul.

Na teoria, isso indica que usuários poderão instalar o novo sistema operacional da Microsoft, mesmo sem o aval da Microsoft. Curiosamente, a própria ASUS cita não haver suporte oficial a essas CPUs. Mesmo assim, algumas placas, como a ROG Maximus IX Formula, equipada com chipset Z270, traz entre a lista de novidades do update a compatibilidade com o software.

Continua após a publicidade

A atualização também beneficia aqueles que contam com placas mais recentes, já que habilita o TPM 2.0 por padrão, facilitando assim a verificação e a própria instalação do novo sistema operacional, sem exigir ajustes.

Máquinas fora dos requisitos podem perder updates de segurança

Diante das reclamações de usuários de chips mais antigos, a Microsoft mudou a postura e afirmou estar "testando as possibilidades" com a atual fase de testes do Windows 11. Mesmo assim, a empresa tem agido de maneira mais incisiva, tomando atitudes um pouco mais radicais para incentivar donos de máquinas incompatíveis a atualizarem o hardware.

Continua após a publicidade

Uma delas foi reportada pelo The Verge, a quem um representante da gigante de Redmond afirmou que os computadores antigos não receberiam atualizações de segurança oficiais nem de drivers do sistema de maneira nativa, através do Windows Update. Será possível utilizar ferramentas especiais para realizar os updates, mas não há certeza de que esses arquivos continuarão sendo disponibilizados separadamente.

Fonte: PC Gamer, NeoWin