Apple e Samsung investirão na Arm com abertura de IPO na bolsa
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |
Após ter seu acordo comercial com a Nvidia barrado por órgãos regulamentadores, a SoftBank se prepara para abrir uma oferta pública inicial (IPO) da Arm Holdings na bolsa americana NASDAQ em setembro, segundo informações divulgadas pelo Nikkei Asia. E a possibilidade de investimento em uma das mais influentes empresas de tecnologia tem atraido marcas igualmente valiosas.
- Apple deve lançar chips M3 Pro e Max em 2024 com 14 núcleos
- Samsung quer trazer chips Exynos de volta à linha Galaxy S
É revelado que Apple, Samsung, Nvidia e Intel têm interesse em adquirir papeis da Arm quando o processo foi aberto. A empresa é desenvolvedora da arquitetura de processadores ARM (Advanced RISC Machine), licenciando a tecnologia para empresas interessadas em desenhar chips de alta eficiência.
A Apple, por exemplo, utiliza a arquitetura ARM em processadores desenhados para iPhones, iPads, AirPods, Apple Watches e até mesmo em Macs, oferecendo uma grande vantagem na relação entre alto desempenho e baixo consumo energético.
Nvidia e Intel também utilizam a arquitetura em determinadas linhas de chipsets, assim como a Samsung com a série de processadores Exynos para smartphones e tablets.
Atualmente, o SoftBank Group detém aproximadamente 75% das ações da Arm, com o restante dos 25% sendo controlado pela SoftBank Vision Fund. É esperado que 10% a 15% das ações do Vision Fund sejam compartilhadas com o mercado.
Segundo o Nikkei Asia, a Arm planeja vender "uma pequena porcentagem" dos papéis a cada grande empresa para ajudar a estabilizar o valor das ações, que devem ser avaliadas em aproximadamente US$ 60 bilhões, representando o maior IPO de 2023 até o momento.
Fonte: Nikkei Asia