AMD vai pra cima da Intel afirmando que suas CPUs são melhores que Panther Lake
Por Raphael Giannotti |

Na CES 2026, a Intel revelou os processadores Panther Lake, afirmando que as novas CPUs mobile eram mais rápidas do que a concorrência. O nível da vantagem apresentada pelo Time Azul não agradou a AMD, que chegou a afirmar que a comparação não era justa, e agora resolveu se posicionar oficialmente sobre a questão, dizendo que os Ryzen AI Max são os verdadeiros rivais e que eles são melhores.
- AMD Ryzen 3, 5, 7 ou 9: qual é a diferença entre eles?
- Principais características da arquitetura das CPUs AMD Ryzen
Em seus slides, a Intel compara os Core Ultra 300 aos Ryzen AI 300. A AMD reforça que essa série de processadores equipa notebooks de entrada e mainstream, sendo que os Panther Lake topo de linha, os únicos apresentados até agora, são voltados para modelos premium de alto de desempenho e mais caros.
AMD alega superioridade em quase todos os cenários
A AMD "corrigiu" essa comparação e você pode ver na imagem abaixo. Ela alega que suas CPUs vencem em todas as disputas e empata em jogos com os Ryzen AI 300 e os Intel Core equivalentes no segmento mainstream. A AMD diz que ela só perde em gráficos usados para IA (já que a GPU é o componente mais forte para esse tipo de tarefa em geral).
A empresa liderada por Lisa Su vai além e afirma que "não importa as alegações da Intel, é esperado que a AMD tenha os processadores mais rápidos para IA". Como exemplo, o Time Vermelho diz que o topo de linha, Ryzen AI Max 395+, é até 37% mais rápido em gráficos sobre o Core Ultra X9 388H, Panther Lake mais forte com a iGPU Arc B390.
Radeon 8060S vs Arc B390
O Ryzen AI Max 395+ é equipado com a maior implementação da arquitetura gráfica RDNA 3.5, a Radeon 8060S. Testes internet afora mostram que essa iGPU entrega desempenho em jogos similar a uma RTX 4060 de notebook. Já a Intel defende que a Arc B390 é equivalente a uma RTX 4050 mobile.
A AMD não para por aí e afirma ainda que o processador Strix Halo topo de linha é equipado com o dobro de threads sobre o Core Ultra X9 388H. Além disso, o material reforça que "os dados da própria Intel mostram que quase não existe vantagem em eficiência energética e duração de bateria comparado com Lunar Lake".
Fechando sua cutucada, a AMD diz que a "Intel não fez alegações sobre o resto do lineup" Panther Lake. Por isso, o Time Vermelho "espera uma grande vitória em processamento e gráficos com os Ryzen AI 400", série que também foi revelada na CES 2026.
Não é nada incomum uma empresa apresentar vantagens em desempenho com seus produtos de nova geração, os comparando com a geração anterior da rival. O que não é tão comum, é a empresa afetada vir a público defender o seu lado.
Veja mais do CTUP:
- Intel anuncia encerramento dos processadores de 12ª geração
-
GeForce RTX 5090 já custa o dobro nos EUA e 50% mais no Brasil
- Ryzen 7 9850X3D é mais rápido do que o prometido pela AMD, revela vazamento