Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD revela novos Ryzen 5000 XT com clocks mais altos

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Março de 2024 às 19h35

Link copiado!

benjamin lehman/Unplash
benjamin lehman/Unplash
Tudo sobre AMD

Após anunciar os novos processadores Ryzen 8000 sem gráficos integrados no evento AI PC Summit na China, a AMD revelou que lançará as CPUs Ryzen 5000 XT em breve. Utilizado em gerações que já estão em seu fim de ciclo, o sufixo XT sugere uma leve atualização no portfólio da empresa, recebendo um aumento sutil nas frequências.

Mesmo que o time vermelho tenha revelado o novo refresh de maneira oficial, nenhum tipo de especificação técnica foi revelada. Contudo, se pegarmos a série Ryzen 3000 XT como base, devemos esperar um incremento entre 100 a 200 MHz no clock máximo, mas especificações como núcleos e cache devem ficar inalterados, características base de uma CPU.

A última vez que a AMD adotou essa nomenclatura foi com os próprios Ryzen 3000, em uma tentativa de dar um último suspiro para essa família de CPUs. Dessa forma, é bem provável que os Ryzen 5000 XT sejam a última atualização de processadores de desktop que usam a arquitetura Zen 3, populares por seu custo-benefício e bom desempenho.

Continua após a publicidade

AMD ataca todos os lados

Para além da atualização, os slides da AMD são intitulados “Atacar todas as faixas de preço”. Esse é um movimento recorrente para a empresa, que tem mirado bastante em oferecer muitos produtos nos segmentos de entrada e intermediário, principalmente.

O upgrade na série Ryzen 5000 XT também chega como uma surpresa. Há algumas semanas a AMD revelou os novos processadores 5000X3D com a tecnologia 3D V-Cache, além dos modelos Ryzen 5000GT, que possuem clocks mais altos e placas gráficas integradas.

Continua após a publicidade

Os Ryzen 5000 XT ainda não têm data de lançamento, especificações ou preços confirmados. Contudo, a expectativa é que a venda desses modelos aconteça apenas na China.