Gigabyte reforça estreia de novas RTX 3080, 3070 Ti e RX 6500 XT

Gigabyte reforça estreia de novas RTX 3080, 3070 Ti e RX 6500 XT

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 08 de Dezembro de 2021 às 14h30
Divulgação/Nvidia

Através de certificações emitidas na Europa, a Gigabyte pode ter confirmado a existência de três novas placas bastante aguardadas de AMD e Nvidia — as novas RTX 3080 e RTX 3070 Ti com maior capacidade de memória, bem como a Radeon RX 6500 XT, que promete oferecer uma opção potente viável para o segmento de entrada.

Gigabyte reforça estreia de novas RTX 3080, 3070 Ti e RX 6500 XT

O leaker @momomo_us encontrou as certificações da Gigabyte nos arquivos da Comissão Econômica da Eurásia (EEC), mesmo órgão cujos documentos foram responsáveis por vazar diversas outras GPUs pouco antes dos lançamento. Os dados foram publicados nesta semana e citam modelos customizados das três novas placas em diferentes linhas da marca.

A nova versão da RTX 3080, que agora traz 2 GB a mais de memória, possui 10 modelos diferentes, pertencentes às linhas AORUS Xtreme, AORUS Master, Gaming, Vision e Eagle, além de equipar uma nova edição da AORUS Gaming Box, a GPU externa da marca, atualmente disponível apenas com a RTX 3080 de 10 GB.

Enquanto isso, a variante repaginada da RTX 3070 Ti, que dobra a capacidade de RAM, será lançada nas linhas AORUS Master, Gaming, Vision e Eagle. Por fim, mais básica, a Radeon RX 6500 XT será lançada apenas em variantes Gaming e Eagle. A documentação não detalha as especificações de cada placa, mas diversos rumores e vazamentos já trouxeram boa parte dos detalhes das soluções, incluindo uma possível janela de lançamento.

GPUs estão previstas para estrear em janeiro

Ao que se sabe, as novas versões da RTX 3080 e RTX 3070 Ti não trarão grandes novidades, mantendo as especificações dos modelos originais, mas agora aumentando a capacidade de VRAM, que passa para 12 GB na placa topo de linha e para respeitáveis 16 GB para a intermediária premium.

O destaque vai para ao lançamento da AMD, que deve estrear o chip Navi 24 completo, em uma configuração de 1.024 núcleos, 16 Ray Accelerators para Ray Tracing e 4 GB de memória. A RX 6500 XT seria especialmente atraente pelos preços, que podem torná-la uma forte candidata a suprir a demanda por GPUs acessíveis, bem como pela própria VRAM limitada, que a impediria de se tornar uma opção válida para criptomineradores.

Com novo chip Navi 24 e 4 GB de VRAM, a RX 6500 XT promete ser uma opção atraente para quem busca uma GPU razoável por preços mais baixos (Imagem: Reprodução/WCCFTech)

Ainda segundo os rumores, as placas atualizadas da Nvidia podem ser anunciadas logo no início de janeiro, durante apresentação da companhia na CES 2022. A aposta da AMD para o mercado de entrada, por outro lado, ainda não conta com um prazo tão específico, sendo aguardada para algum momento do primeiro trimestre de 2022.

Fonte: VideoCardz

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.