Publicidade

AMD revela novos Ryzen 7000 Embededd para o setor industrial

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Novembro de 2023 às 19h40

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

A AMD anunciou os novos processadores Ryzen 7000 Embedded nesta terça-feira (14), durante o evento Smart Production Solutions 2023. Os modelos são CPUs soldadas em placas-mãe destinadas ao mercado industrial para aplicações específicas e são os primeiros modelos dessa categoria a utilizar a arquitetura Zen 4 da empresa.

Essa não é a primeira vez que a AMD lança produtos voltados ao setor industrial. O time vermelho é conhecido por implementar chips em segmentos diversos, equipando até sistemas de aviões. Os modelos soldados, no entanto, não são vendidos no varejo e acabam sendo utilizados para automação industrial, robótica e servidores de borda.

"Casos de uso para aplicação industrial continuam crescendo em complexidade e sofisticação e estão movendo a necessidade por capacidades de processamento melhoradas. Com a integração de recursos de performance e escalabilidade, os processadores Ryzen 7000 Embededd são ideais para um vasto leque de aplicações, desde robótica avançada, instrumentação de design para controles de energia, monitoramento de vídeo e mais", informa o VP e gerente geral do grupo de Embededd Processors da AMD, Rajneesh Gaur.
Continua após a publicidade

Ryzen 7000 Embededd terão até 12 núcleos

Via de regra, os processadores soldados da linha Ryzen 7000 parecem ser estruturalmente similares com suas contrapartes para o mercado doméstico. Os modelos vão ter até 12 núcleos e 24 threads, mantendo a litografia em 5 nanômetros e os gráficos integrados baseados na microarquitetura Vega 2, sem a tecnologia de RDNA.

A compatibilidade obrigatória com o protocolo DDR5 para memória RAM se mantém, assim como o soquete AM5 de 1.718 pinos. As CPUs possuem suporte nativo para sistemas operacionais como Windows 10 e Windows 11, além do Windows Server e Linux Ubuntu. Os produtos ainda são compatíveis com os chipsets X670, B650 e X600.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Os Ryzen 7000 Embededd ainda não têm data de lançamento confirmado, pois continuam no processo de fabricação. Os produtos serão mostrados na Smart Production Solutions 2023 até 16 de novembro.