Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD EPYC com Zen 4 pode chegar ao mercado com dobro de núcleos da atual geração

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Junho de 2021 às 17h40

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Nos últimos anos, a AMD começou a avançar agressivamente no mercado de processadores, ganhando cada vez mais participação. As soluções da empresa já cobrem praticamente todos os segmentos, indo desde computadores compactos de baixo consumo a supercomputadores, e destronaram rivais como a Intel mesmo em cenários em que o time azul tinha ampla vantagem, como em games.

A aguardada arquitetura Zen 4, esperada para chegar no final de 2022, promete ser mais uma revolução, adotando litografia de 5 nm e diversas outras melhorias para entregar um salto expressivo de desempenho em comparação à Zen 3 de 7 nm. Com o modelo atual da empresa, esses ganhos não atingiriam apenas consumidores comuns, como também grandes empresas e servidores com os chips EPYC.

De codinome Genoa, a série AMD EPYC 7004, que contará com a arquitetura Zen 4, deve estrear diversas novidades e pode proporcionar ganhos ainda mais impressionantes que o esperado, conforme apontam novos rumores divulgados nesta semana.

Continua após a publicidade

EPYC com Zen 4 pode dobrar número de núcleos

Segundo publicação do leaker @Broly_X1, cujos vazamentos costumam ser certeiros, a AMD deve oferecer chips com até 128 núcleos com a chegada da arquitetura Zen 4. O número é duas vezes maior que o máximo atingido pela arquitetura Zen 3, com a série de processadores para servidores EPYC 7003, que chegavam aos 64 núcleos e 128 threads.

Caso a informação se comprove, a família EPYC 7004 oferecerá um salto massivo de desempenho, já que, além de dobrar os núcleos, a arquitetura Zen 4 promete ganhos de desempenho tão grandes quanto os vistos na passagem da arquitetura Zen 2 para Zen 3. Além disso, outras novidades de peso também são esperadas, como suporte a memórias DDR5 a 5200 MHz em configuração 12-channel.

Continua após a publicidade

Outros rumores desmentem a possibilidade

Curiosamente, respondendo a @Broly_X1, o perfil ExecutableFix, outro leaker de boa reputação, sugere que os 128 núcleos podem chegar ao mercado, mas não como parte da família Genoa. Outros usuários questionaram em qual CPU veríamos a contagem massiva, mas até o momento ExecutableFix não respondeu às perguntas.

O perfil chegou a divulgar um mockup do que seria a organização dos conjuntos de núcleos dos novos EPYC com Zen 4, comparando-o com a família EPYC 7003, com Zen 3 e codinome "Milan". É possível ver os 8 CCX (complexos de núcleos) do chip atual, com 8 núcleos cada, totalizando 64 núcleos, além dos 12 CCX do suposto EPYC 7004.

Continua após a publicidade

Considerando que não haverá um aumento no número de núcleos aplicados em cada CCX, a próxima geração do processador para servidores da AMD deve contar com "apenas" 96 núcleos e 192 threads. Mesmo que menor, a contagem ainda ofereceria ganhos substanciais de desempenho pelos motivos já citados.

Especula-se que há a possibilidade de vermos um Threadripper, linha que mescla os segmentos de consumidores entusiastas com o de computação de alto desempenho, chegar com esse número, mas até então não há nenhuma confirmação, só nos restando aguardar por mais novidades.

Fonte: TechRadar, WCCFTech