Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rumor | Arquitetura Zen 4 da AMD pode trazer IPC 29% maior que Zen 3

Por| 10 de Fevereiro de 2021 às 23h20

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

A próxima arquitetura de chips da AMD, o Zen 4, pode gerar um salto de 29% em IPC, relativo ao número de instruções por ciclo e que denota a capacidade do aparelho de executar funções com maior velocidade, em relação aos atuais processadores em Zen 3. A informação vem do site ChipsandCheese em um artigo cujo autor disse ter recebido informações de “fontes confiáveis próximas ao projeto”.

De acordo com a publicação os componentes em Zen 4 pode ter até 40% melhor desempenho em se tratando de clock em boost que os atuais. Entretanto, ele relata ter ouvido de pessoas próximas da AMD que os Zen 4 foi 29% melhor que o Zen 3 quando comparados em mesmo clock e quantidade de núcleos.

Em março do ano passado, a AMD divulgou o cronograma de desenvolvimento de CPUs. A perspectiva é de que os modelos Zen 4 sejam fabricados em arquitetura de 5 nm, com cronograma de lançamento só em 2022.

Continua após a publicidade

O site ainda aponta que a AMD pode ter uma geração intermediária, chamada de Zen 3 +. Para esta arquitetura, a expectativa é de que o crescimento em IPC seja entre 4% a 7% em relação ao atual Zen 3. De acordo com a publicação, a expectativa é de que a AMD apresente os componentes Zen 3 + no final de 2021 usando os nodos de 7 nm da TSMC para fabricação dos chips.

Em 2020, a AMD apresentou a linha Zen 3, além da geração RDNA 2 em seus componentes gráficos. Apesar das informações do site, estes dados devem ser encarados como rumor ainda, uma vez que a AMD não confirmou o que foi apresentado aqui.

Fonte: ChipsandCheese