Publicidade

AMD encerra repentinamente suporte ao Windows 7 e placas HD 7000, RX 200 e 300

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Junho de 2021 às 15h40

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Após meses de muita expectativa, a AMD disponibilizou nesta semana o FidelityFX Super Resolution, tecnologia de upscaling de imagem concorrente do DLSS da Nvidia, ainda que haja diferenças significativas no funcionamento e disponibilidade de ambos. A novidade chegou às placas de vídeo Radeon RX 500, RX 5000 e RX 6000 através de um update dos drivers da empresa, sendo compatível com sete títulos no momento.

A atualização trouxe ainda uma surpresa não muito agradável — com a nova versão de software, a AMD encerrou oficialmente o suporte a três famílias de GPUs mais antigas, nas versões para desktop e notebook, bem como ao Windows 7. A mudança chega pouco depois de medida parecida da rival do time verde, mas de maneira menos suave aos usuários.

AMD encerra suporte às linhas Radeon HD 7000, RX 200 e RX 300

Continua após a publicidade

O anúncio foi feito através da página oficial da AMD para acompanhamento de atualizações, e engloba a maior parte das placas baseadas na microarquitetura GCN, antecessora da RDNA 1, incluindo modelos para notebooks e chips gráficos integrados. Também foi removido o suporte ao Windows 7 — que já havia deixado de ser suportado pela Microsoft em janeiro do ano passado.

Segundo a companhia, a medida visa redirecionar os recursos de desenvolvimento para placas mais modernas, como os modelos das famílias RX 5000 e RX 6000, ou mesmo das mais populares RX 400 e RX 500. Você confere a lista completa dos chips que entraram em status Legacy na tabela acima.

Mudança repentina foi surpresa desagradável

Continua após a publicidade

É comum que as empresas deixem de atualizar hardware mais antigo, mas como notam os sites WCCFTech e TechSpot, o processo realizado pela AMD foi muito abrupto. Os proprietários das placas que entraram em status Legacy não foram avisados antecipadamente para poderem se preparar, algo ainda mais delicado diante da escassez de componentes e dos preços astronômicos que atingem as placas de vídeo.

Como discutido anteriormente, a Nvidia também deixou de suportar o Windows 7 e um número significativo de placas baseadas na microarquitetura Kepler das famílias GT 600 e GT 700. Felizmente, a fabricante anunciou a mudança com antecedência, e irá liberar mais uma atualização antes de realmente encerrar o suporte.

Fonte: WCCFTech, TechSpot