Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mercado europeu indica que preços das placas de vídeo começam a cair

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Junho de 2021 às 09h15

Link copiado!

Backpack Studio/Unsplash
Backpack Studio/Unsplash

O mercado europeu começa a dar sinais de que a escassez de placas de vídeo pode estar próximo do fim. Um novo relatório mostra que não apenas os preços caíram no último mês como os estoques nas lojas tiveram crescimento considerável.

O estudo foi realizado pela Computer Base, que aponta redução de aproximadamente 50% nos preços cobrados pelas GPUs dedicadas em lojas europeias. Além disso, os modelos mais recentes da Nvidia, como as GeForce RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 estão todas mais fáceis de encontrar. Apesar disso, no entanto, os preços ainda estão acima do praticado antes da alta de mais de 300% reportada nos últimos meses.

O modelo top de linha GeForce RTX 3080 estava 317% mais caro nos varejistas europeus até o mês passado, segundo o site Digital Trends, chegando a custar incríveis 2.299 euros. Agora, o preço mais baixo está em cerca de 1.499 euros, além de ter aumentado de apenas três modelos disponíveis para 24.

Continua após a publicidade

Já a RTX 3070 foi de 1.499 euros para 999 euros atualmente, e aumentou de quatro modelos para 26. A RTX 3060, por fim, foi de 949 euros para 639 euros, e agora tem 24 modelos disponíveis nas lojas, bem mais que os cinco no mês passado.

Não só modelos da Nvidia apresentaram queda nos preços; a tendência também impactou as AMD Radeon. A RX 6900 XT, que custava 1.699 euros em 17 de maio, já era encontrada por 1.589 euros em 17 de junho, e o número de modelos subiu de nove para 13. A RX 6800 XT também ficou mais barata ao cair de 1.499 euros para 649 euros, e o número de modelos subiu de três para nove.

Conjunto de fatores causa redução nos preços

Continua após a publicidade

Assim como o aumento foi causado por uma série de fatores, a queda nos preços também é explicada por um conjunto de razões. Uma delas é a queda na busca por placas de vídeo para minerar criptomoedas, tanto por conta de recursos que limitam a prática implementado pelas fabricantes, quanto por uma queda no valor das mais famosas como a Bitcoin e Ethereum.

Além disso, a regulação mais restrita da China com relação a essas moedas virtuais também reduziu o interesse nelas. E a Nvidia também passou a focar a produção nos modelos mais recentes, o que aumentou a oferta das placas de vídeo mais novas nas lojas.

Enquanto os esforços para combater a escassez nas placas de vídeo começam a dar frutos, no entanto, ainda não há muito o que comemorar. A queda nos preços no mercado europeu é apenas um sinal de que as coisas começarão a melhorar, mas ainda estamos longe dos preços praticados há um ano, antes de os problemas começarem.

Fonte: ComputerBase