NVIDIA confirma fim de suporte a Windows antigos e GPUs Kepler

NVIDIA confirma fim de suporte a Windows antigos e GPUs Kepler

Por Felipe Junqueira | Editado por Wallace Moté | 18 de Junho de 2021 às 08h45
Reina Kousaka/Unsplash

A Nvidia anunciou o fim do suporte de seus drivers para uma série de versões do sistema operacional e também para um das mais antigas arquiteturas de GPU da empresa. A partir de outubro de 2021, o driver Game Ready não vai mais trazer novidades para usuários dos Windows 7, 8 e 8.1, assim como para as GPUs Kepler.

O fim do suporte está previsto para outubro, ou seja, podem aparecer novidades como melhorias de desempenho, recursos e correções de bugs até o dia 30 de setembro. As placas da série Kepler estão nas séries GT 600 e GT 700 da NVIDIA, apesar de algumas entre elas rodarem arquiteturas ainda mais antigas, que já perderam o suporte há algum tempo.

Curiosamente, a MSI relançou recentemente um modelo da GT 730, que usa justamente a arquitetura Kepler, mesmo já sabendo que o suporte seria encerrado ainda este ano. A NVIDIA atualizou recentemente a página que informa o plano de atualização tanto das versões do Windows quanto de suas arquiteturas para informar a data exata, apenas, no dia 15 de junho.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

GeForce GT 730 voltou ao mercado em relançamento personalizado da MSI (Imagem: Divulgação/MSI)

Além da GT 730, outras placas de vídeo que usam a arquitetura Kepler são a GTX 650, 660 e GTX 770, que juntas não somam 1% do hardware presente em jogadores da plataforma Steam, segundo pesquisa recente da loja de jogos. É verdade que a Steam Hardware Survey costuma informar com pouca precisão os modelos das placas de vídeo da NVIDIA, mas considerando que os gamers são provavelmente o grupo mais cuidadoso em relação a upgrades de hardware, o número não parece tão improvável.

Bom lembrar que a arquitetura Kepler foi lançada há nove anos. Ou seja, é hora de dar espaço para os desenvolvedores da NVIDIA trabalharem em correções e melhorias para versões mais recentes das placas da empresa.

Windows 7, 8 e 8.1 também entram na lista

Além da arquitetura de nove anos de existência, a NVIDIA também vai deixar de atualizar o Game Ready Driver para os Windows 7, 8 e 8.1. Destes, apenas o último ainda possui suporte da própria Microsoft, que planeja deixar de liberar atualizações de segurança ao final de janeiro de 2023.

Porém, novamente a porcentagem de usuários é pequena. Segundo o Steam Hardware Survey, quase 93% dos usuários da plataforma rodam hoje o Windows 10, e o Windows 7 é a segunda versão da Microsoft mais utilizada, com menos de 2%.

As atualizações de recursos serão encerradas em outubro, mas a NVIDIA informa que manterá updates de segurança críticos até setembro de 2024 tanto para GPUs Kepler quanto para as versões anteriores do Windows.

Fonte: NVIDIA (1, 2) via ExtremeTech

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.