Publicidade

AMD deve lançar apenas duas GPUs Radeon com RDNA 4

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/AMD
Reprodução/AMD
Tudo sobre AMD

Apesar de a AMD não ter anunciado suas novas placas de vídeo na Computex 2024, deixando as CPUs em destaque, a equipe comandada por Lisa Su tem pelo menos duas GPUs no forno para serem lançadas. Pelo menos é o que indicam documentos vazados nesta terça-feira (11).

Eles apontam a existência das Navi 48 e 44, que representariam o chip mais potente e intermediário das Radeon RX. Ainda sem um nome definitivo, a próxima linha de placas de vídeo da AMD não deve ter um modelo essencialmente topo de linha.

A versão mais parruda ficaria a cargo do chip Navi 48, que deve representar uma GPU como a RX 8700 ou 8800. Seja qual for o nome, os sufixos 700/800 indicam que a placa seria de alto desempenho, mas não um modelo entusiasta como a Radeon RX 7900 XTX, por exemplo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Já o Navi 44 deve ser um chip intermediário, possivelmente sob a numeração 600, já que esse costuma ser o segmento de maior apelo por parte do consumidor.

Vale ressaltar que ambas as placas chegariam com módulos de memória VRAM GDDR6, diferente da rival NVIDIA, que já deve adotar a tecnologia GDDR7 em sua próxima geração.

O lançamento também marcaria a introdução dos primeiros produtos com a microarquitetura RDNA 4, que deve ter melhorias de desempenho consideráveis para Ray Tracing. No entanto, somente na RDNA5 é que devemos ver um portfólio de GPUs mais completo e com um salto geracional mais considerável.

Antes especuladas para lançar no fim deste ano, as futuras Radeon RX podem lançar apenas no início de 2025.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*