Publicidade

AMD deve lançar apenas duas GPUs Radeon com RDNA 4

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/AMD
Reprodução/AMD
Tudo sobre AMD

Apesar de a AMD não ter anunciado suas novas placas de vídeo na Computex 2024, deixando as CPUs em destaque, a equipe comandada por Lisa Su tem pelo menos duas GPUs no forno para serem lançadas. Pelo menos é o que indicam documentos vazados nesta terça-feira (11).

Eles apontam a existência das Navi 48 e 44, que representariam o chip mais potente e intermediário das Radeon RX. Ainda sem um nome definitivo, a próxima linha de placas de vídeo da AMD não deve ter um modelo essencialmente topo de linha.

A versão mais parruda ficaria a cargo do chip Navi 48, que deve representar uma GPU como a RX 8700 ou 8800. Seja qual for o nome, os sufixos 700/800 indicam que a placa seria de alto desempenho, mas não um modelo entusiasta como a Radeon RX 7900 XTX, por exemplo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Já o Navi 44 deve ser um chip intermediário, possivelmente sob a numeração 600, já que esse costuma ser o segmento de maior apelo por parte do consumidor.

Vale ressaltar que ambas as placas chegariam com módulos de memória VRAM GDDR6, diferente da rival NVIDIA, que já deve adotar a tecnologia GDDR7 em sua próxima geração.

O lançamento também marcaria a introdução dos primeiros produtos com a microarquitetura RDNA 4, que deve ter melhorias de desempenho consideráveis para Ray Tracing. No entanto, somente na RDNA5 é que devemos ver um portfólio de GPUs mais completo e com um salto geracional mais considerável.

Antes especuladas para lançar no fim deste ano, as futuras Radeon RX podem lançar apenas no início de 2025.