Publicidade

AMD confirma arquitetura Zen 6 e suporte a slot AM5 até 2027 ou mais

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Jones Oliveira/Canaltech
Jones Oliveira/Canaltech
Tudo sobre AMD

Durante o evento AMD Zen 5 Tech Day 2024, realizado nos dias 9 e 10 de julho, a AMD revelou já estar desenvolvendo as duas novas arquiteturas Zen 6 e Zen 7 para CPUs. Além disso, a empresa confirmou que ao menos a Zen 6 ainda será para soquete AM5, garantindo suporte ao padrão pelo menos até 2027, mas com possibilidade de ir além.

A notícia é extremamente promissora para consumidores, mas também para fabricantes de placas-mãe e outros componentes essenciais. Isso porque, tomando por base o sucesso do slot AM4, de 2016, a longevidade permitiu que mesmo produtos mais antigos das fabricantes de placa-mãe encontrassem seu mercado, garantindo portfólios robustos por no mínimo 6 anos.

Apesar do novo soquete AM5 ter sido lançado em 2022, muitos usuários ainda não migraram para o novo padrão. Além da competência evidente dos processadores anteriores, um fator que ainda vem segurando alguns upgrades é não haver uma geração de transição entre memórias DDR4 e DDR5, como ocorreu com os Intel Alder Lake e Raptor Lake.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Possível geração de transição

A obrigatoriedade de adotar kits DDR5 a partir dos Ryzen 7000 ainda faz com que muitos usuários avaliem muito bem os ganhos de desempenho para justificar o investimento maior. Contudo, a AMD pode mudar sua estratégia para a arquitetura Zen 6, uma vez que, ao que tudo indica, seu desenvolvimento já está bem avançado, mas o padrão de memórias DDR6 ainda em processo de validação.

Após a validação concluída ainda existe uma janela de 1 a 2 anos para as novas memórias chegarem ao mercado. Dessa forma, é provável que os primeiros processadores Zen 6 sejam lançados, inicialmente, ainda com memórias DDR5, para apenas um possível refresh introduzir chipsets compatíveis com DDR6, aproveitando as mesmas pista de comunicação do soquete AM5, já com largura de banda suficiente para implementar pelo menos a primeira geração de novas memórias.