Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD atualiza tecnologia FreeSync para monitores modernos

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Março de 2024 às 20h30

Link copiado!

AMD
AMD

Disponível desde 2015, a tecnologia FreeSync da AMD já passou por grandes atualizações. Agora, a companhia vermelha revelou que atualizou os termos e requisitos para que TVs e monitores recebam o selo, garantindo mais fluidez na jogatina, já que a tecnologia é responsável por reduzir o efeito de rasgos na tela do screen tearing.

Embora pareça um pouco confuso, as novas normas do FreeSync já estão em vigor desde setembro do ano passado, mas só agora a AMD oficializou as mudanças ao público. Em geral, o FreeSync padrão funcionará em telas com resolução menor que o 4K e taxa de atualização igual ou maior que 144 Hz.

Já a versão do FreeSync Premium poderá ser usado em telas maiores, menores ou iguais ao 4K, mas com diferenças nas taxas de atualização. O mesmo vale para o FreeSync Premium Pro, que se diferencia por sua capacidade em atuar com imagens em HDR nos produtos topo de linha disponíveis no mercado.

Continua após a publicidade
Novos requisitos do AMD FreeSync
NotebooksMonitores e TVs
FreeSyncTaxa de atualização máxima: 40 a 60 Hz

Resolução horizontal inferior a 3440 pixels

Taxa de atualização máxima: ≥ 144 Hz

FreeSync PremiumTaxa de atualização máxima: ≥ 120 Hz

Resolução horizontal inferior a 3440 pixels

Taxa de atualização máxima: ≥ 200 Hz

ou

Resolução horizontal maior ou igual a 3440 pixels

Taxa de atualização máxima: ≥ 120 Hz

FreeSync Premium ProMesmas características que o FreeSync Premium

Mudança é parte da evolução tecnológica

As mudanças, segundo a AMD, fazem parte de uma mudança na evolução tecnológica. O time vermelho destaca que em 2015, monitores de 120 Hz ainda eram raros no mercado, enquanto atualmente é fácil encontrar modelos que ultrapassam a barreira dos 144 Hz. Logo, se fez necessário uma mudança nos requisitos do selo.

Vale destacar que a mudança não afeta telas de notebooks, somente de TVs e monitores. Inclusive, também é interessante notar a evolução das televisões no segmento gamer, produtos extremamente raros e nichados há uma década, mas que conseguiram maior espaço nos últimos tempos graças aos novos consoles, como o PS5 e o Xbox Series X | S.

Continua após a publicidade

Monitores com as novas diretrizes da AMD para a tecnologia do FreeSync e suas variantes já estão disponíveis no mercado global.