Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD Athlon Gold PRO 4150GE surge em fotos e teste mostrando potência

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Fevereiro de 2022 às 07h45

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Chip cuja existência foi indicada por rumores desde o ano passado, o AMD Athlon Gold PRO 4150GE teve uma série de novo detalhes divulgados nos últimos dias, recebendo imagens, anúncio de venda, lista completa de especificações e até mesmo teste de desempenho no CPU-Z. A solução, que mira no mercado de entrada, visa combater processadores como o recente Celeron G6900, mas deve ter um bom desafio pela frente.

Athlon Gold PRO 4150GE surge em teste do CPU-Z

Conforme descobriu o leaker TUM_APISAK, o novo Athlon já passou por testes no CPU-Z, apresentando 4 núcleos e 4 threads rodando a velocidades de até 3,7 GHz, junto a cache L3 de 4 MB, em uma placa-mãe A520M da ASRock. A combinação apresentou resultados razoáveis, com 460 pontos em single-core e 1.785 pontos em multi-core.

Continua após a publicidade

Curiosamente, mesmo com adoção de novos núcleos, o desempenho é praticamente idêntico ao do antecessor de maior consumo, o Athlon Gold PRO 3150G de 45 W, também munido de 4 núcleos e 4 threads, clocks de 3,7 GHz e 4 MB de cache L3. A principal vantagem do novo chip pode ser justamente o consumo, já que partes GE trazem TDP de 35 W — mesmo gastando 10 W a menos, a novidade consegue empatar com o modelo mais encorpado da geração passada.

Apesar disso, o 4150GE pode ter uma existência complicada, quando colocamos o rival Celeron de 12ª geração na conta. Desconsiderando o maior consumo, a solução da Intel se mostra poderosa para a categoria e apta para "overclocking" quando combinada à placa-mãe certa. Seja como for, o novo Athlon pode trazer mais algumas vantagens frente ao antecessor e, especialmente, em comparação com a concorrência, como a GPU integrada mais encorpada.

Chip Zen 2 já é vendido extraoficialmente

Continua após a publicidade

Assim como os antecessores, o Athlon Gold PRO 4150GE deveria ser mantido como uma exclusividade de máquinas de fabricantes parceiras, destinadas ao ambiente corporativo, como reforça o PRO em seu nome, por incorporar tecnologias de gerenciamento e segurança pensadas para empresas. Dito isso, uma foto real divulgada pelo leaker ExecutableFix revela que a CPU já circula no mercado, extraoficialmente.

Na verdade, conforme descobriu outro informante renomado, @KOMACHI_ENSAKA, o novo Athlon está à venda no AliExpress, com entrega disponível para o Brasil. Pela conversão do marketplace, o processador é vendido por pouco mais de R$ 946, com taxa de envio de R$ 10. O chip é compatível com o soquete AM4, mas ainda assim sua aquisição não é recomendada, por eventuais incompatibilidades causadas pela falta de suporte oficial.

Continua após a publicidade

Paralelo a isso, a ficha técnica completa foi divulgada por @momomo_us, mais um informante prestigiado, apenas confirmando o que os testes e a listagem já indicavam: o Athlon Gold PRO 4150GE é um chip de 4 núcleos Zen 2, com clocks entre 3,3 GHz e 3,7 GHz, consumo estipulado em 35 W, suporte a memórias DDR4 a 3.200 MT/s e GPU integrada Vega 5, de 5 Unidades Computacionais (CUs) e 320 núcleos, rodando a 1.500 MHz.

Fonte: Tom's Hardware (1, 2), WCCFTech