Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD apresenta servidores Microsoft Azure ND com chips Instinct MI300X

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Novembro de 2023 às 20h20

Link copiado!

Fábio Jordan/Canaltech
Fábio Jordan/Canaltech
Tudo sobre AMD

Durante evento Microsoft Ignite, a AMD apresentou os servidores de máquinas virtuais Azure ND MI300x V5. Com 192 GB de memória HBM3 e largura de banda de 5,2 TB/s, os Azure ND V5 são projetados para cargas de trabalho intensas em IA e são os primeiros produtos AMD com as novas GPUs MI300X.

A empresa ainda aproveitou a oportunidade para mostrar mais detalhes das soluções de Inteligência Artificial da tecnologia Ryzen AI dos CPUs AMD Ryzen 7000. Esta série é a primeira família comercial de processadores x86 com IA embarcada, e está disponível em mais de 50 produtos diferentes.

“A AMD está implementando IA em todos os lugares - da nuvem, a sistemas corporativos e usuários doméstico - todos equipados com CPUs, GPUs, aceleradores e motores de IA. EM parceria com a Microsoft, [a] AMD está acelerando a inovação para levar os benefícios da IA a um portfólio amplo de motores computacionais, com capacidades de software em expansão”, afirmou Vamsi Boppana, Vice-presidente de IA da AMD.
Continua após a publicidade

Buscando espaço no mercado

Apesar de ter revelado seus planos para o mercado de Inteligência Artificial relativamente tarde se comparado a Nvidia e Intel, isto não significa que a AMD começou seus investimentos apenas agora. Com sequências de anúncios e janelas de lançamento aceleradas, a empresa deixa claro que seu planejamento para o setor já estava em andamento, e as revelações passam à frente dos planos da concorrência.

A Intel pretende lançar os notebooks Meteor Lake com soluções em IA no próximo mês, as funcionalidades mais avançadas para desktops só devem chegar no final de 2024 com os CPUs Arrow Lake. Enquanto isso, notebooks com CPUs Ryzen 7040 e tecnologia Ryzen IA já estão disponíveis.

Além disso, considerando a estratégia de se antecipar à concorrência, não seria uma surpresa se modelos selecionados da série 7000 para desktop recebessem um refresh com a nova tecnologia ao longo do próximo ano. No setor de servidores o movimento parece ser o mesmo.

🛒Compre placas-mãe AMD socket AM5 compatível com Ryzen 7000 com o melhor preço!

🛒Compre CPUs AMD Ryzen 7000 com o melhor preço!

Menos de 24h após a Nvidia revelar a atualização das GPUs Hopper com mais memória HBM3e, o lado vermelho lança servidores, já disponíveis para compra, com especificações de memória consideravelmente superiores. Isto ainda não garante à AMD uma representação imediata de mercado, mas aproveita a breve lacuna entre gerações para conquistar um espaço entre usuários e empresas em processo de atualização e migração de infraestrutura.