Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alienware m18 | Drivers antigos são a solução para erros

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Dezembro de 2023 às 10h10

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre Dell

Lançado há pouco tempo, o Alienware m18 é um dos únicos notebooks gamer disponíveis com uma Radeon RX 7900M, placa topo de linha da AMD. O problema é que esse mesmo notebook sofre com problemas de bateria, apesar da performance parruda. No entanto, a solução para essa situação parece ser mais simples do que muitos imaginavam: instalar drivers antigos da GPU.

O problema de bateria foi inicialmente descoberto em uma análise técnica do NotebookCheck, mas a Dell respondeu às críticas do veículo e sugeriu correções para os usuários afetados. Segundo a companhia, voltar para um driver AMD mais antigo, especificamente a versão v31.0.14076.3 de setembro deste ano, vai servir como uma solução temporária para o problema.

Regredir no update gráfico deve não somente corrigir a baixa duração de bateria, como também prevenir erros de tela apagando, stuttering, falhas ao conectar um monitor externo e erros no boot do sistema.

Continua após a publicidade

Drivers recentes da AMD não estão otimizados

Caso o usuário não tenha experimentado nenhum dos erros a seguir, a recomendação é não instalar a atualização mais recente no AMD Adrenalin para o driver atual. De acordo com a Dell, a atualização não foi otimizada para o Alienware m18, causando todos os problemas citados anteriormente.

O NotebookCheck ainda revela que após seguir a recomendação da companhia, a maior parte dos erros foi corrigida. Apenas problemas menores, como dificuldades em rodar benchmarks do 3DMark, Blender e Baldur's Gate 3foram observados.

Continua após a publicidade

A resolução da Dell aponta que os problemas não foram causados por falhas no projeto do notebook ou até mesmo da Radeon RX 7900M. Erros em drivers são comuns e não é a primeira vez que a AMD se envolve em polêmicas a respeito de atualizações para GPUs. No entanto, essa parece ser uma boa notícia para os usuários do Alienware m18, uma vez que otimizar um novo driver para o notebook não deve demorar tanto.

Fonte: NotebookCheck