Como atualizar o driver da placa de vídeo AMD ou Nvidia

“Se não está quebrado, não conserte” é uma filosofia de muitos em relação aos drivers do computador. O que é compreensível, já que há um risco (mínimo, mas não desprezível) de se criar problemas posteriormente. Por outro lado, se você pudesse fazer um “update” no seu carro para que o motor ganhasse alguns cavalos extras, emitisse menos ruído e economizasse combustível, você não o faria?

Não é uma comparação de todo ruim, aliás. Atualizar o driver da placa de vídeo oferece mais eficiência para a GPU e mais desempenho em aplicações/jogos específicos. Além disso, corrige bugs conhecidos e comumente aumenta o controle de temperatura e consumo energético da placa de vídeo. Mas como atualizar? Vamos ver nas próximas linhas.

AMD

Um procedimento válido tanto para a primeira instalação quanto para as atualizações é visitar a página da AMD e selecionar o seu modelo de placa de vídeo. É importante selecionar o modelo exato já que há versões diferentes do driver para modelos diferentes de GPU. Isso acontece pois algumas atualizações utilizam recursos específicos presentes em alguns modelos. Ou seja, não faria diferença para uma placa de vídeo que não suportará a atualização.

Pois bem, aqui selecionaremos o modelo da GPU do notebook que temos em mãos. Ou seja: “Graphics –> AMD Radeon R9 Series –> AMD Raeon R9 300 Series → AMD Radeon R9 M375”. Em seguida, clicamos em ENVIAR.

Em seguida, clicamos no sistema em questão (Windows 10 64 bits) e escolhemos a versão mais recente disponível (Adrenalin 2019 Edition 19.2.1 Optional – 327 MB), liberada no dia 4/2/2019.

Alternativamente você pode baixar o Auto-Detect and Install, um programa pequeno que detecta automaticamente qual é o melhor driver disponível.

Caso já exista um driver instalado, o próprio instalador o detectará e substituirá os arquivos necessários.

Nvidia

O procedimento é semelhante aqui. A Nvidia disponibiliza o GeForce Experience, um programa que centraliza a instalação do driver e recursos extras.

Assim como acontece com o driver da AMD, você pode escolher o driver diretamente. Aqui selecionamos “GeForce –> GeForce 10 Series (Notebook) → GeForce GTX 1050 Ti → Windows 10 64 bits → Padrão → Português (Brazil)” e depois clicamos em PROCURAR.

O driver que aparece para nós é o 418.81 WHQL, com 548 MB, disponibilizado dia 4/2/2019 (a data semelhante não é mera coincidência), e podemos fazer o download clicando em BAIXAR.

Agora basta baixar e instalar, aceitando os termos na próxima página. O driver da Nvidia também substitui os módulos necessários caso já exista um driver instalado. Se é a primeira vez, ele faz uma instalação limpa, o que pode demorar um pouco.

Alternativamente, é possível baixar o NVIDIA GPU Reader, semelhante ao Auto-Detect and Install da AMD, que detecta automaticamente o melhor driver disponível.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.