O que é um informe de rendimentos?

O que é um informe de rendimentos?

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 25 de Fevereiro de 2022 às 21h30
Pixabay/joelfotos

Você sabe o que é informe de rendimentos? Com a aproximação dos prazos para declaração anual do Imposto de Renda para Pessoa Física, esse documento tem uma função muito importante para ajudar a documentar a sua renda e comprovar seus dados com a Receita Federal.

Empresas e instituições financeiras precisam enviar os informes de rendimentos aos clientes ou funcionários até o dia 28 de fevereiro. O envio pode ser feito por e-mail, lembretes em apps, entre outras opções. A seguir, saiba mais sobre o que é um informe de rendimentos e veja como consultá-lo.

O que é informe de rendimentos e qual a importância?

Um informe de rendimentos é um documento com informações sobre ganhos financeiros de uma pessoa física durante um período, geralmente de um ano. Pode exibir, por exemplo, a renda líquida de aplicações financeiras, salários, pensões, entre outras categorias de ganhos.

O informe de rendimentos é obrigatoriamente emitido pelas instituições financeiras nas quais você possui uma conta. Além dessa opção, o informe também é gerado pela empresa em que trabalha e pelo INSS, caso seja pensionista.

Esse documento é muito importante no momento da declaração do imposto de renda para pessoas físicas. O informe de rendimentos traz, com exatidão, os ganhos do período que precisam ser registrados na sua declaração.

Além disso, o documento é anexado durante esse processo para servir como comprovação. Qualquer inconsistência durante a declaração do Imposto de Renda pode gerar problemas com a Receita Federal e, nessas situações, o informe de rendimentos pode ser usado para verificar dados.

Como consultar o informe de rendimentos

O informe de rendimentos mais fácil de ser encontrado é o de instituições financeiras. Bancos, corretoras de investimentos e apps de pagamento podem enviar o documento por e-mail, mas também disponibilizam o acesso pelos respectivos aplicativos. Nesse caso, é possível acessar sua conta, abrir o menu de opções e procurar por uma aba sobre o informe para baixar um arquivo em PDF.

Informe de rendimentos pode ser encontrado no app do seu banco (Captura de tela: André Magalhães)

No caso do informe para aposentados e pensionistas do INSS, a consulta é feita pela plataforma Meu INSS. Para isso, é necessário acessar com o seu login do portal Gov.br e, em seguida, procurar pelo serviço “Extrato de Imposto de Renda” para obter o documento.

Também é possível gerar informe de rendimentos pelo INSS (Captura de tela: André Magalhães)

Os informes gerados por empresas e empregadores, por outro lado, precisam ser consultados diretamente pelo respectivo departamento de recursos humanos.

Fonte: Gov.br

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.