IRPF 2024 | Quando serão pagos os lotes da restituição?
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O período de envio para declaração do Imposto de Renda de Pessoas Físicas em 2024 vai de 15 de março a 31 de maio. O dia de fechamento é, também, o início do primeiro lote da restituição — portanto, se você declarou sem irregularidades logo no começo, tem mais chances de já receber o valor de volta o quanto antes. Veja agora quando serão pago os lotes do IRPF 2024.
- Imposto de Renda | O que é declaração pré-preenchida?
- Como declarar o Imposto de Renda | Guia completo
Como funciona a restituição do IR?
A restituição do IR consiste no valor "extra" recolhido em impostos que será devolvido para o cidadão. Este valor, porém, varia conforme as deduções a fazer, como dependentes e despesas com saúde, educação ou previdência privada. Os pagamentos são realizados por lotes mensais, que são divididos dependendo da prioridade de cada grupo.
Calendário de restituição do IR 2024
O cronograma estipulado pela Receita Federal em 2024 é:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 28 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 30 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Quem recebe primeiro?
O primeiro lote é destinado aos grupos prioritários e às pessoas que enviaram a declaração o quanto antes. A grande novidade para 2024 é a inclusão de quem usa a declaração pré-preenchida ou solicitou a restituição via Pix nesses primeiros grupos.
Dessa forma, a ordem prioritária fica a seguinte:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos entre 60 e 79 anos de idade;
- Pessoas com moléstia grave ou deficiência mental ou física;
- Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
- Contribuintes que fizeram declaração pré-preenchida ou escolheram Pix com forma de receber a restituição.
Vale lembrar que, quanto mais tarde você enviar a declaração, mais tarde deve receber a restituição. Além disso, se o documento enviado volta com alguma irregularidade e precisa ser corrigido, o contribuinte volta ao final da fila de espera.
Como consultar a restituição
É possível consultar o valor total e o prazo de pagamento em duas fontes: a partir do app Meu Imposto de Renda ou pelo site restituicao.receita.fazenda.gov.br:
- Abra uma das plataformas;
- Insira o CPF;
- Informe o ano-base;
- Confirme os detalhes.
O Canaltech também produziu um conteúdo especial com as principais informações envolvendo o IRPF, como quem tem direito à isenção, quais são os prazos e o que precisa ser informado na declaração.