Como consultar a restituição do Imposto de Renda

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 30 de Maio de 2022 às 09h05
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

É muito útil saber como consultar restituição do Imposto de Renda. Além de descobrir se irá receber esse valor excedente, é possível conferir o andamento da sua declaração até o depósito em sua conta bancária.

Após o envio da sua declaração, é possível descobrir se tem direito à restituição do Imposto de Renda. Basta, apenas, verificar se recebeu a mensagem “imposto a restituir” na tela de resultado. Para consultar mais detalhes sobre esse pagamento, existem dois canais digitais: o site de consulta da Receita Federal e o aplicativo Pessoa Física (Android | iOS). Veja, a seguir, como consultar a restituição do Imposto de Renda em cada uma delas!

Pelo site da Receita Federal

  1. Em seu navegador, pelo computador ou celular, acesse servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/consrest/Atual.app/paginas/index.asp. Em seguida, preencha o formulário com o seu CPF, data de nascimento, ano da declaração e pressione “Consultar”;

  2. Os resultados sobre a sua restituição serão exibidos na próxima tela.
Saiba como consultar a restituição do Imposto de Renda (Captura de tela: André Magalhães)

Aplicativo Pessoa Física (IRPF)

A grande vantagem de fazer a consulta pelo app é a opção de marcar seu CPF como favorito e receber uma notificação de quando a restituição do Imposto de Renda é enviada ao seu banco. Saiba como:

  1. Abra o Pessoa Física (Android | iOS) e toque no ícone “Consulta restituição”;

  2. Em seguida, informe o CPF e o ano vigente para fazer a pesquisa;

  3. Por fim, confira o resultado da consulta. Para receber notificações sobre o envio da restituição para o banco, toque no ícone de estrela.
Use o app para receber notificações sobre sua restituição (Captura de tela: André Magalhães)

Onde vou receber a restituição do Imposto de Renda?

Durante o preenchimento da declaração, cabe ao próprio declarante informar uma conta bancária para receber o valor excedente do imposto. Além da opção de informar os dados de agência e conta, a Receita Federal também disponibilizou a transferência via Pix, desde que a chave seja o CPF da pessoa.

Qual é o calendário de lotes de restituição do Imposto de Renda em 2022?

O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda, dedicado a pessoas com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e professores, está previsto para o dia 31 de maio. Para conferir as outras opções, acesse o calendário completo aqui.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.