IR 2019 | Como consultar o 4º lote de restituição

Por Bruno Salutes | 09 de Setembro de 2019 às 11h10
Tudo sobre

Receita Federal

Saiba tudo sobre Receita Federal

Ver mais

A Receita Federal começa a liberar nesta segunda-feira (9), a consulta para o 4º lote de restituições do Imposto de Renda 2019. Quem enviou a declaração ao Leão no início deste ano deve ficar de olho aos prazos para pagamento do crédito. Saiba como consultar os lotes do IR no tutorial abaixo.

IR 2019: calendário de restituição

Os pagamentos do Imposto de Renda são liberados pelo Fisco por ordem de chegada da declaração, ou seja, quem entregou a declaração mais cedo (antes do prazo final), recebe primeiro a restituição. O contribuinte tem um ano para resgatar o crédito a partir de sua liberação, somente pela internet.

São sete lotes liberados pela Receita entre os meses de junho e dezembro que contemplam diferentes contribuintes. A consulta aos lotes está sempre disponível uma semana antes da data do pagamento.

As liberações de créditos acontecerão a partir das datas:

  • 1º lote, em 17 de junho
  • 2º lote, em 15 de julho
  • 3º lote, em 15 de agosto
  • 4º lote, em 16 de setembro
  • 5º lote, em 15 de outubro
  • 6º lote, em 18 de novembro
  • 7º lote, em 16 de dezembro

O dinheiro é depositado na conta corrente informada no Imposto de Renda do contribuinte. Quem caiu na malha fina da Receita (revisão de inconsistências no Imposto de Renda) entre os anos de 2008 e 2018 também tem direito ao benefício com correção monetária.

IR 2019: como consultar

De acordo com a Receita, o crédito do 4º será depositado na conta corrente indicada no Imposto de Renda a partir do dia 16 de setembro. Aproximadamente 2.819.522 contribuintes, totalizando R$ 3,5 bilhões, terão direito ao benefício deste lote.

Para saber se você foi contemplado, basta fazer a consulta no site da Receita Federal ou ligando para o Receitafone pelo número 146. Lembre-se de ter em mãos o número do seu CPF e data de nascimento para consulta tanto no site quanto por telefone.

Você também pode consultar sua restituição usando o aplicativo Receita Pessoa Física (imagem abaixo) disponível para Android e iOS.

Você pode usar o aplicativo Receita Pessoa Física para consultar seu IR 2019 / Captura de tela: Bruno Salutes

A Receita não entra em contato para informar sobre pagamentos, rendimentos ou pedindo seus dados pessoais, portanto, desconfie se você receber e-mails, SMS ou ligações solicitando informações para pagamento ou consulta do seu IR 2019.

IR 2019: o que fazer se o dinheiro não cair

Caso tenha direito ao crédito, mas o valor não tenha sido creditado na sua conta, você precisa entrar em contato com o Banco do Brasil ou ir pessoalmente a uma agência mais próxima portando um documento de identificação com CPF.

Os telefones do Banco do Brasil são: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Fonte: Agência Brasil

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.