Google I/O 2018 | principais novidades anunciadas no evento

Por Joyce Macedo | 08 de Maio de 2018 às 15h56
photo_camera Joyce Macedo
TUDO SOBRE

Google

Entre os dias 8 e 10 de maio, mais de 7.200 pessoas estão reunidas em Mountain View, na Califórnia, para acompanhar de perto os lançamentos da Google. Sundar Pichai, o CEO da empresa, subiu ao palco pontualmente e começou seu discurso com muito bom humor, falando sobre as polêmicas envolvendo emojis.

O foco da Google I/O, conferência anual da empresa para desenvolvedores, é software, portanto a grande espera era mesmo pelo Android P. No entanto, muitas outras novidades apareceram por aqui neste ano; confira os principais destaques:

Gmail

Indo além dos novos recursos implementados no novo design do Gmail, a companhia revelou na I/O que, em breve, o serviço contará com um auto-completar inteligente. Mas a novidade vai além de simplesmente corrigir erros ortográficos: ao digitar uma mensagem, o recurso chamado Smart Compose usa machine learning para sugerir palavras e frases pontuais. Basta apertar a tecla "Tab" para que a frase vá se auto-completando.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A ideia, aqui, é reduzir a incidência de erros ortográficos, além de deixar a criação de e-mails ainda mais rápida.

Google Assistente

Agora com seis novas vozes, entre elas a do cantor John Legend, o Google Assistente está ficando cada vez mais inteligente. Entre as novidades apresentadas para o serviço, está a conversação contínua, que promete uma conversa mais fluída e com menos interrupções para o comando "Hey, Google" no início de cada frase.

A naturalidade da conversação do Assistente é impressionante. Durante o evento, pudemos ver a tecnologia conversando com atendentes humanos para marcar um corte de cabelo para o usuário ou até mesmo para tentar reservar uma mesa num restaurante. O avanço em sua fluência é realmente impressionante e muito próximo de uma conversa entre humanos.

Múltiplas ações também serão possíveis com o update do Google Assistente, bem como a opção de encorajar crianças (e adultos) a sempre usarem o "por favor" em suas frases. Com o recurso Pretty Please, o Google Assistente irá agradecer e elogiar o usuário sempre que um "por favor" for usado durante um pedido ao sistema. Para os motoristas de plantão, o assistente digital do Google vai chegar nos próximos meses ao Google Maps, facilitando a vida na hora de dirigir e procurar algo no mapa.

Em outubro, a Google vai promover seu evento voltado para hardware, e aí sim devemos ver as aplicações destas novidades na prática. 

Google News

Nadando contra a maré, a Google anunciou uma versão reformulada do seu aplicativo News, focado em notícias. Com a promessa de ajudar a vida de editores e leitores, a empresa está usando Inteligência Artificial para trazer mais qualidade das fontes de notícias.

O News é baseado em três pilares: levar as notícias que realmente interessam aos usuários, entender todo o contexto de uma história e apoiar as fontes de notícias que as pessoas gostam de acompanhar.

Todo o app é construído com base no Material Design e está disponível para Android e iOS a partir de hoje (8) para 127 países.

Google Photos

Novidades no Fotos também foram apresentadas. Entre os novos recursos que chegam em breve, está a funcionalidade de colorir fotos antigas, em preto e branco, automaticamente. Além disso, os usuários também poderão fazer modificações nas imagens, como correção de luz, posição e cores, com apenas um toque.

Ainda, será possível criar efeitos nas fotos deixando apenas alguns elementos da imagem em preto e branco, permitindo a criação de imagens mais artísticas de maneira descomplicada.

Android P

Durante a apresentação dos novos recursos da próxima versão do Android, a Google deixou claro que o objetivo é usar Inteligência Artificial e Machine Learning para tentar facilitar a vida dos usuários e otimizar o sistema, tornando-o mais inteligente e simples. 

O sistema operacional se adapta ao seu jeito de usar o smartphone, prometendo uma redução de 30% de uso da CPU durante o uso de apps. Além disso, recursos como Apps Actions entendem melhor o comportamento do usuário para tentar "adivinhar" qual será sua próxima ação, deixando cards disponíveis no topo do launcher.

Além disso, um dashboard agora mostra exatamente como e quando as pessoas têm usado seu smartphone. É possível saber quanto tempo você passa no aplicativo do Instagram ou quantas notificações você recebeu ao longo do dia. Novos recursos irão permitir limitar o tempo de uso de determinados apps e ainda ativar um modo "não perturbe". Com a ajuda da acessibilidade, basta virar a tela do smartphone para baixo enquanto ele está em cima da mesa para que o recurso seja ativado e você deixe de reeber notificações durante um jantar, por exemplo.

Uma versão beta do Android P está disponível a partir de hoje para dispositivos Pixel e também para alguns aparelhos de outras fabricantes selecionadas: Sony Xperia XZ2, Xiaomi Mi Mix 2S, Nokia 7 Plus, Oppo R15 Pro, Vivo X21, OnePlus 6, and Essential PH‑1.

Inteligência Artificial

A Google destacou como a Inteligência Artificial tem ajudado a cuidar da saúde das pessoas, auxiliando no diagnóstico de doenças e no trabalho dos médicos para entender os problemas dos seus paciências.

Outro destaque foi para a acessibilidade e como a Google pode facilitar a vida das pessoas com diferentes tipos de deficiência, seja por meio de transcrição de vídeos para deficientes auditivos ou pela criação de equipamentos que contam com o machine learning para dar voz àqueles que não conseguem falar.

Sugestão de frases quando você começa a digitar no Gmail é uma novidade que agradou a plateia do I/O 2018. Ao escrever uma mensagem, o serviço usará machine learning para sugerir palavras e frases prontas, incluindo nomes de locais frequentemente citados e até mesmo datas para eventos ou reuniões.

Google Maps

Um novo Google Maps está a caminho, e a empresa quer que você use somente este aplicativo na hora de planejar a noitada. Isso porque estão chegando recursos que permitem não somente escolher o lugar onde sair, como também realizar enquetes com os amigos para que todos escolham, juntos, qual o destino da noite, sem precisar abrir mensageiros e outras plataformas para combinar o "rolê".

Entre as novidades, estão listas reunindo restaurantes e bares bem avaliados por especialistas, sendo que os estabelecimentos são exibidos com uma nota que vai até 100, indicando, ainda, os mais próximos da localização do usuário. 

Além dissso, será possível escolher opções de lugares para que o grupo de pessoas escolhido possa votar pelo app em qual gostaria de ir. Com o destino escolhido, será possível fazer uma reserva por ali mesmo.

Google Lens

O Lens, que foi anunciado durante a Google I/O 2017, também recebeu um update. Agora é possível selecionar palavras presentes na foto de um livro, por exemplo, e tranformá-las em texto digitável com um recurso de copiar e colar. Já caso esteja visualizando o cardápio de um restaurante e quiser saber como é feito aquele prato, basta acionar o Lens para descobrir rapidamente.

O Lens também vai ajudar na hora das compras. Basta fotografar um sapato, por exemplo, para que ele faça uma pesquisa e encontre o preço do item com o auxílio do Google Shopping, além de indicar itens similares àquele que você pesquisou.

*A jornalista viajou para Mountain View a convite do Google.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.