Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google I/O | Fotos será capaz de colorir fotos antigas em preto e branco

Por| 08 de Maio de 2018 às 15h30

Link copiado!

Joyce Macedo
Joyce Macedo
Tudo sobre Google

A Google anunciou nesta terça-feira (8) uma nova ferramenta para seu aplicativos de fotos que permite colorir imagens originalmente tiradas em preto e branco. Durante a Google I/O, evento da empresa para desenvolvedores, também foram revelados alguns ajustes na inteligência artificial da empresa.

A empresa vai disponibilizar uma nova atualização do aplicativo Google Fotos que além de permitir que usuários possam fazer modificações nas imagens, também vai passar a sugerir pequenas modificações nas imagens como correção de luz, posição e variação de cor.

A opção já existia no aplicativo, mas era preciso que o usuário fosse na aba assistente para que ligasse a função. Agora, com apenas um toque a plataforma já faz todos os ajustes que considera melhores para a foto.

Continua após a publicidade

Para o futuro, contudo, a Google está trabalhando em uma função chamada “Colorize” em que é possível transformar fotos em preto e branco em versões coloridas. A motivação da empresa, segundo a apresentação, foi a percepção de que muitas pessoas estavam passando a usar o aplicativo para digitalizar fotos antigas de família. A tecnologia usa a rede neural para tentar inferir quais as cores possíveis para a imagem reconhecendo os itens nela. A inteligência artificial começa identificando itens que são reconhecidas com uma cor específica. Por exemplo, caso haja uma árvore no fundo da imagem, é possível que ela seja verde.

A aplicação ainda deve demorar certo tempo para chegar uma vez que alguns tons não tão óbvios assim, como o de pele, que não é somente complexo, como pode resultar em dilemas éticos. Por isso, a empresa só deve lançar a ferramenta quando ela estiver realmente refinada.

Contudo, a empresa já mostrou novidades relacionadas a cores no caminho inverso, isto é, criar efeito de fotos em preto e branco. A proposta é de que a aplicação seja capaz de identificar um objeto na imagem que se mantenha colorida sendo que o fundo, por exemplo, seja transformado em um ambiente preto e branco, técnica geralmente usada na fotografia para enfatizar uma pessoa ou objeto. Segundo o engenheiro de software da Google, Nam Wang, a ferramenta é capaz de identificar uma pessoa e o que ela está segurando automaticamente.

Continua após a publicidade

Ainda, na linha de digitalizar documentos antigos, a Google também adicionou uma ferramenta dentro do Google Fotos que digitaliza documentos e os transforma diretamente em formato PDF.

Outras novidades do aplicativo

A empresa apresentou uma nova API para desenvolvedores que oferece novas ferramentas. Com isso, é possível criar plataformas nas quais sejam mais fáceis reconhecer o que há na imagem, quando elas foram retiradas para organizar álbuns e permitir o compartilhamento de forma mais fácil.

“Colocar a inteligência mecânica no seu aplicativo também é simples. Você pode usar filtros inteligentes, como categorias de conteúdo, para restringir ou excluir determinados tipos de fotos e vídeos e facilitar para que os usuários encontrem os que estão procurando”, explica Jan-Felix Schmakeit, líder do grupo de desenvolvimento para o Google Fotos.

Continua após a publicidade

A API está disponível no site oficial da Google para desenvolvedores.

O Google I/O vai até a próxima quinta-feira (10) e acontece na Califórnia, nos Estados Unidos.

Fonte: Google Dev Blog, Google Blog