Publicidade

Android P | Google revela detalhes sobre o novo sistema operacional

Por| 08 de Maio de 2018 às 15h26

Link copiado!

Joyce Macedo
Joyce Macedo
Tudo sobre Google

A edição de 2018 da Google I/O, a conferência anual para desenvolvedores da gigante, reuniu cerca de 7,2 mil pessoas em Mountain View, na Califórnia, para conferir as novidades da empresa em relação aos seus softwares. Um dia antes do início do evento, a companhia já liberou o Android Things, seu sistema operacional voltado para Internet das Coisas. E, atendendo às expectativas, a empresa finalmente revelou detalhes sobre o Android P, a próxima versão de seu SO para dispositivos móveis.

Durante a apresentação dos novos recursos do software, a Google deixou claro que o objetivo é usar inteligência artificial e machine learning para tentar facilitar a vida dos usuários e otimizar o sistema, tornando-o mais inteligente e simples. O Android P se adapta ao seu jeito de usar o smartphone, prometendo uma redução de 30% de uso do processador durante a execução de apps e ajuste automático do brilho da tela, por exemplo.

Além disso, o novo Android vai tentar prever quais serão as próximas ações do usuário, aprendendo seus hábitos com o passar do tempo. Dessa forma, você encontra os ícones de programas mais usados no topo do launcher. Um novo recurso batizado de Adaptive Battery também garante que a bateria do smartphone reserve mais energia para executar aplicativos importantes, reduzindo o consumo daqueles softwares que costumam ficar esquecidos lá no cantinho da memória.

Continua após a publicidade

Mais simples e objetivo

Em relação às novidades visuais, o botão virtual “Home” também está de cara nova e ganhou uma função bem bacana: ao arrastá-lo para os lados, você consegue alternar entre os apps abertos em segundo plano, facilitando a vida do usuário especialmente em gadgets com telas grandes. Da mesma forma, ao arrastá-lo para cima, você tem acesso ao novo “Overview”, que exibe todos os aplicativos instalados no aparelho.

No intuito de tornar o Android P ainda mais amigável e minimalista, a Gigante das Buscas afirma ter simplificado diversos comandos cotidianos, incluindo a captura de screenshots, ajuste de volumes, gerenciamento de notificações e assim por diante. Até mesmo a central de ações ficou mais limpinha e fácil de ser utilizada. Porém, o grande destaque fica mesmo para o novo conceito de Slices, que praticamente dispensa a necessidade de abrir um app.

Continua após a publicidade

Ao pesquisar pelo Lyft (concorrente do Uber), por exemplo, o sistema operacional automaticamente exibirá uma pequena tela mostrando a estimativa de preço para uma viagem até o seu trabalho, permitindo que você chame um carro sem ter que necessariamente executar o programa inteiro.

Cuidando do seu bem-estar

Uma novidade impressionante no Android P é o conjunto de recursos destinados ao bem-estar digital do usuário. Um dashboard agora mostra exatamente como e quando as pessoas têm usado seus smartphones. É possível saber quanto tempo você passa no aplicativo do Instagram ou quantas notificações você recebeu ao longo do dia, por exemplo. Tendo tal tipo de informação, será possível determinar um limite diário de uso para cada software do celular, evitando exageros e perda de produtividade.

Continua após a publicidade

O modo “Não Perturbe” também foi aprimorado, e, com a ajuda da acessibilidade, basta virar a tela do smartphone para baixo enquanto ele está em cima da mesa para que o recurso seja ativado e você deixe de receber notificações durante um jantar, por exemplo. Por fim, a nova funcionalidade “Wind Down” vai deixar a tela do seu gadget em tons de cinza quando for a hora de dormir — um lembrete de que uma boa noite de sono não deve ser trocada por mais alguns minutinhos online.

Beta já disponível

Uma versão beta do Android P está disponível a partir de hoje para dispositivos da linha Pixel e também para alguns aparelhos de outras fabricantes selecionadas: Sony Xperia XZ2, Xiaomi Mi Mix 2S, Nokia 7 Plus, OPPO R15 Pro, Vivo X21, OnePlus 6 e Essential PH‑1. Para baixar a compilação de testes, o interessado deve acessar o site do SO e seguir as instruções específicas para o seu modelo.

* A jornalista viajou para Mountain View a convite do Google.

Continua após a publicidade

Fonte: Google