Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

The Sims 5 será grátis, sem assinatura ou mecânica de "energia"

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Setembro de 2023 às 12h46

Link copiado!

Divulgação/EA
Divulgação/EA
Tudo sobre EA

The Sims 5, atualmente com codinome Project Rene, será gratuito, sem assinatura e não contará com jogabilidade limitada por microtransações, como o sistema de energia. A confirmação veio direto da EA, pela vice-presidente criativa do projeto, durante um vídeo de bastidores de desenvolvimento do novo jogo.

Segundo Lyndsay Pearson, será possível jogar The Sims 5 “sem assinatura, e sem compra do jogo base, ou mecânicas de energia”. Pearson confirmou que a monetização do jogo será no formato de conteúdos extra, além das tradicionais — e muitas — expansões, marca registrada de The Sims.

Continua após a publicidade

Por que teria energia?

A discussão surgiu quando uma vaga de trabalho descrevia o Project Rene como Free-to-play. Considerando a má fama da EA de entregar jogos cheios de barreiras via microtransações, a comunidade de The Sims passou a especular que o novo título da série principal adotaria o modelo de monetização do The Sims Mobile: pontos de energia.

Essencialmente, toda ação na versão para smartphones, de escovar os dentes a preparar um risoto, consomem pontos de energia. Esses pontos são recuperados lentamente, com o tempo, subindo o nível do personagem — que só acontece gastando esses pontos —, ou, obviamente, “jogando dinheiro na tela”.

A prática não é necessariamente abusiva, já que é o padrão da maioria dos jogos mobile. O próprio Genshin Impact utiliza esse formato com seu sistema de resina, sendo este, inclusive, um ponto de críticas muito mais relevante que o sistema de roleta.

A fala de Pearson tranquiliza os fãs da franquia de simulação, que especulavam que The Sims 5 replicaria essa mesma mecânica, por ser F2P. Ao que tudo indica, a sequência continuará a adotar a política de monetização continuada através das muitas — muitas mesmo — DLCs de The Sims 4, mas sem uma porta de entrada a preço cheio.

Pela forma como a própria desenvolvedora está tratando o título, a maior dúvida que fica é o nome. The Sims 5 é como o novo jogo vem sendo chamado informalmente, mas, ao que tudo indica, não está nos planos da EA lançar uma nova sequência numerada. Isso daria ao próximo título um ar de recomeço, possivelmente atraindo novos jogadores para somar à base de fãs cativos.