Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EA Sports FC 24 | Conheça todas as novidades do herdeiro do FIFA

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Julho de 2023 às 12h18

Link copiado!

Divulgação/EA Sports
Divulgação/EA Sports

EA Sports FC 24 é o primeiro título da franquia de futebol da EA Sports após deixar de usar a marca FIFA. O jogo não é uma reconstrução total do simulador, mas combina a base já consolidada do game com grandes avanços tecnológicos na jogabilidade e mudanças nos modos disponíveis.

O Canaltech foi convidado pela EA Sports para conferir a apresentação de todas as novidades no campo visual e na experiência de gameplay. Veja os destaques a seguir.

A trindade de EA Sports FC

Continua após a publicidade

A mudança de marca da franquia usou o triângulo como elemento central: além das aplicações no jogo de futebol, a forma geométrica é retratada na série da EA como o cursor que controla o jogador e rendeu o formato do novo logo.

Toda a estrutura do jogo é baseada em uma trindade de motores gráficos e tecnologias: Hypermotion V, responsável por trabalhar com a movimentação dos jogadores; Frostbite, a engine gráfica que define como os jogadores se parecem no game; e a nova PlayStyles, mecânica de jogabilidade para aplicar estilos únicos de jogar aos atletas.

Jogabilidade: mais movimentos e os novos PlayStyles

A EA reformulou a tecnologia de captura de movimentos e lançou o HyperMotion V, com aprendizado de máquina para coletar todos os movimentos dos jogadores numa partida sem que eles usem as roupas e os acessórios específicos para isso.

Continua após a publicidade

Isso permitiu que a equipe analisasse jogos do alto escalão do futebol mundial, com atenção para o movimento dos 22 atletas em campo com câmeras espalhadas nos estádios. Assim, movimentos mais plásticos, como um voleio do norueguês Erling Haaland, conseguiram ser capturados com mais precisão — a desenvolvedora afirma que teve acesso a dados de mais de 180 partidas completas para o criar o EA Sports FC 24.

Além disso, o jogo receberá mais estilos de corrida: são sete opções diferentes, contra três do antecessor, FIFA 23. A movimentação dos atletas está mais fiel à realidade, com uma base de dados de movimentos específicos para mais de 1.200 jogadores.

No entanto, a grande novidade para impulsionar o jeito de jogar está nos PlayStyles, uma série de habilidades especiais aplicadas individualmente a cada jogador. A EA fez uma parceria com a empresa de análise de dados Opta para observar as tendências e a precisão dos atletas na vida real e colocar isso em prática no game.

Continua após a publicidade

Os PlayStyles são uma ferramenta para diferenciar atletas além dos atributos. EA Sports FC 24 vai ter um total de 34 estilos, divididos entre cinco categorias: passe, finalização, controle de bola, defesa e uso nos goleiros.

Por exemplo: o argentino Lionel Messi receberá um PlayStyle para driblar em um espaço menor, enquanto o francês Kylian Mbappé recebe a habilidade de Speed Dribbler, um jogador que explora a velocidade para driblar e escapar da marcação — se você já achava difícil se defender das arrancadas do francês em FIFA 23, o trabalho não ficará mais fácil.

O conjunto é dividido entre PlayStyles e PlayStyles+. A segunda versão traz um impulso ainda maior de habilidades e é dedicada somente a alguns dos melhores jogadores do mundo.

Entre outras novidades para o gameplay, a EA Sports adicionou um controle maior para ver a direção dos passes longos, opções para controlar a bola mais próxima ou mais longe do pé, finalizações mais responsivas e um comando para desarmar o adversário e ficar com a bola rapidamente.

Continua após a publicidade

Visual: experiência cada vez mais imersiva

O realismo é um quesito muito importante nos simuladores esportivos, principalmente envolvendo a recriação dos atletas e a atmosfera das partidas. As atualizações no motor gráfico Frostbite permitiram analisar o movimento dos músculos dos atletas e até a movimentação do tecido dos uniformes durante um jogo.

O jogo também recebeu melhorias para ficar ainda mais imersivo. Agora, é possível ver cutscenes enquanto pausa uma partida ou nos momentos de intervalo e final do jogo: entrevistas coletivas, cenas do vestiário e até uma preleção do técnico Pep Guardiola podem ser encontradas. As introduções de cada partida podem ser alteradas conforme a importância do confronto, seja ele um clássico, luta contra o rebaixamento ou final de campeonato.

Continua após a publicidade

Durante a partida, é possível ver estatísticas que ainda não podem ser exibidas na televisão, como um gráfico com a trajetória média dos chutes ou o tempo de reação dos goleiros na defesa. EA Sports FC 24 também contará com a presença de Sue Smith, a primeira comentarista mulher na história da franquia.

O menu do jogo também foi renovado e trocou o esquema de abas por uma visualização vertical de todas as funções. Um atalho permite trocar entre as telas rapidamente.

Mudanças nos modos de jogo

Continua após a publicidade

As novidades não ficam limitadas à jogabilidade: os modos de jogo tradicionais da franquia receberam atualizações consideráveis.

Ultimate Team

Carro-chefe da franquia, o Ultimate Team receberá atletas mulheres pela primeira vez na história. É possível criar elencos híbridos com homens e mulheres, enquanto o sistema de química considera as ligas e nacionalidades. Ao todo, seis ligas femininas serão adicionadas ao UT.

O modo também recebeu uma novidade já existente no rival eFootball: evoluir as cartas dos jogadores. Se você recebeu uma carta no começo do jogo, é possível cumprir uma série de objetivos ou usar as moedas internas do jogo para aumentar os pontos de atributos e até adicionar os PlayStyles.

Continua após a publicidade

No decorrer do ano, a EA Sports lança campanhas especiais ao Ultimate Team. Nesses casos, os jogadores poderão receber cartas novas com mais PlayStyles disponíveis. Além disso, EA Sports FC 24 removeu o uso de cartas para modificar a posição dos atletas e alterou a química dos Ídolos (jogadores clássicos) em cada elenco — agora, uma carta de Ídolo acrescenta entrosamento a todos os atletas.

Carreira de treinador

A EA Sports decidiu separar a carreira em dois modos: para técnico e para jogador. No primeiro caso, os aspirantes a treinadores podem escolher entre diferentes filosofias de jogo, como o Tiki Taka de Guardiola e o Gegenpressing de Jurgen Klopp, e contratar uma comissão técnica de acordo. A comissão pode render impulsos adicionais aos jogadores e acelerar o desenvolvimento de jovens promessas.

Continua após a publicidade

Além disso, o modo reformulou a preparação para cada partida. É possível conferir um relatório do time adversário e montar um plano de jogo para explorar as fraquezas — após cumprir os minigames de objetivos, seus jogadores podem receber PlayStyles temporários para aquele jogo.

Quem joga o modo carreira sonha com o momento de levantar o troféu mais importante com seu time. EA Sports FC 24 incluiu um desfile dos campeões após o título, no qual é possível ver um vídeo curto do técnico e dos atletas num ônibus, comemorando com a torcida.

Carreira de jogador

A carreira para jogadores adicionou os agentes, que ajudam a escolher as melhores propostas e conferir metas. Além disso, o modo é compatível com os PlayStyles para desenvolver ainda mais seu atleta.

Continua após a publicidade

Caso você chegue ao topo do futebol mundial, é possível ver isso na sua frente: pela primeira vez, o jogo realizou uma parceria com a principal premiação do esporte, o Ballon D’Or. É possível ver o seu atleta receber o troféu de alguns dos atletas clássicos do game, como o italiano Andrea Pirlo e o francês Eric Cantona.

Clubs e Volta Football

O Pro Clubs virou apenas Clubs em EA Sports FC 24. O modo em que até 11 pessoas podem atuar no mesmo time foi reformulado para atender pedidos da comunidade e agora tem suporte à jogabilidade entre plataformas: jogadores podem atuar pelo mesmo clube em consoles diferentes, desde que façam parte da mesma geração (PC, PS5 e Xbox Series S|X ou PS4 e Xbox One).

O sistema de ligas também mudou: agora, é um formato similar ao do Division Rivals no Ultimate Team, no qual a equipe compete num sistema de temporadas para subir de divisão e aumentar o ranking.

Continua após a publicidade

Cada temporada dura seis semanas e, logo após o prazo, o ranking é restaurado. Após chegar em níveis mais altos, os times podem disputar os Playoffs contra equipes da mesma categoria e sentir a emoção de uma disputa de pênaltis. Além disso, o modo oferece recompensas cosméticas para terminar em divisões superiores.

Os jogadores criados também são compatíveis com os PlayStyles. Além disso, a EA fechou uma parceria com a Nike para oferecer mais cosméticos exclusivos durante o progresso no Clubs e no Volta.

EA Sports FC 24 chega dia 29 de setembro de 2023 para PS4 e PS5, Xbox One e Xbox Series X e Xbox Series S, Nintendo Switch e PC.