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The Sims 4: vale a pena comprar os novos kits do jogo?

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Março de 2021 às 12h00

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Divulgação/EA Games
Divulgação/EA Games

Sul sul! Foi-se o tempo em que o conteúdo adicional da franquia The Sims era dividido apenas em três categorias (pacotes de expansão, pacotes de jogo e coleções de objetos), porque no último dia 2 de março, uma nova categoria foi lançada: os kits, que são basicamente coleções mais baratas de objetos ainda menores. Mas será que vale a pena comprar esse conteúdo?

Neste primeiro lançamento, três deles vieram à tona: The Sims 4 Kit Cozinha Campestre, The Sims 4 Kit Moda Retrô e The Sims 4 Kit Faxina Fantástica, a R$ 29 cada. Falaremos mais sobre os preços e se vale a pena em breve. Primeiro, confira o que vem em cada um:

The Sims 4 Kit Cozinha Campestre

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Dentre os três novos kits, The Sims 4 Kit Cozinha Campestre é o que menos impacta a jogabilidade. Isso porque os conteúdos se condensam puramente em itens do modo construção, que não apresentam novas interações, e existem ali puramente pela estética. E quando é na estética que focamos, notamos que está ali o ponto forte do kit, uma vez que — de fato — é uma aposta nova: o delicado e rústico ao mesmo tempo.

Os itens vintage remetem a cozinha de vó, e podemos ver isso até no próprio nome dos itens, como a "caçarola da vovó", por exemplo. E como dito, o ponto forte do conteúdo é a delicadeza e a sutileza, com objetos como caixa de pão ou lata de farinha. No entanto, assim como já é de se presumir com a nova categoria de DLC, vem menos itens que uma coleção de objetos.

No caso desse kit específico, os itens envolvem: parede de tijolos, piso rústico, armários de cozinha, balcões, pia, fogão rústico, geladeira, caixa de pão, lata de farinha, pote de vidro com tampa, balde de maçãs e vaso de flores. Confira cada um dos itens:

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Os itens são tão fofos que deixam o coração quentinho? Sim. Traz alguma mudança no mínimo relevante ter algum desses objetos? De forma alguma. Então se você está esperando grandes novidades que mudem o curso do seu jogo, o Kit Cozinha Campestre não é para você. Ele só serve para o caso de construir uma casa de campo, ou para relembrar mesmo tempos mais simples. Mas se você não resiste a coisas fofas e delicadas e seu sonho sempre foi que a desenvolvedora lançasse uma linha mais vintage, vale ver cada item que vem e refletir se vale seu dinheiro.

The Sims 4 Kit Moda Retrô

Anos 1990. Essa é a proposta do The Sims 4 Kit Moda Retrô. Assim como o kit anterior, não há simplesmente nada que traga mudanças, mesmo que mínimas, para a gameplay. No entanto, a diferença é que nesse caso o conteúdo está todo presente no Criar Um Sim (também conhecido como CAS), por meio de roupas tomadas por diferentes tonalidades em néon.

As roupas são verdadeiramente nostálgicas, e as cores são diferentes do que se vê normalmente nas outras expansões ou coleções de objeto da franquia. Um ponto fraco desse kit é que, mesmo tão limitado, com poucos itens justamente por causa da proposta de ser uma DLC menor, vários itens são repetidos. Por exemplo: as roupas das crianças são apenas uma versão menor das roupas dos adultos. O novo chapéu que vem é literalmente o mesmo para homens, mulheres e crianças. São múltiplas repetições, que acabam deixando a impressão de que o kit traz menos conteúdo ainda. E basicamente é isso. Uma "coleção" de roupas. Confira cada peça que acompanha esse kit:

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Assim como o kit relacionado à cozinha, os pontos fortes deste são puramente estéticos, sem acréscimos relevantes, então, para analisar se vale a pena comprá-lo, é válido acompanhar cada peça que vem, e se peças de roupa dos anos 1990 são coisas que você sempre quis e que fazem falta no guarda-roupa do seu sim.

The Sims 4 Kit Faxina Fantástica

Dentre os três novos kits, o The Sims 4 Kit Faxina Fantástica é o único que traz mudanças significativas (ou, na verdade, qualquer mudança mínima que fosse) para a jogabilidade, o que automaticamente fez com que fosse recebido com mais empolgação pelo público. Para você, que vive procrastinando a faxina no seu quarto, pelo menos agora vai ter a chance de limpar no The Sims, que é muito mais divertido.

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O kit vem com um tipo de objeto totalmente novo: aspirador de pó. São cinco modelos, sendo três deles comuns e dois portáteis. Apesar dos kits serem como coleções de objetos, a proposta desse último é mais a jogabilidade mesmo, uma vez que traz unicamente esses cinco itens novos. Veja cada um deles, inclusive:

Para compensar a ausência de itens, o DLC traz novidades que começam já no Criar Um Sim, com duas aspirações inéditas: incrivelmente imundo, em que a proposta de vida do seu Sim é colecionar sujeira; e perfeitamente impecável, tornando seu Sim obcecado por limpeza. Mudanças na jogabilidade já eram coisas que a gente vinha acompanhando em coleções de objetos como Dia de Lavar as Roupas, que inclusive traz uma proposta de limpeza e organização da casa, algo parecido com o Faxina Fantástica, mas a coleção que mais revelou impacto à gameplay foi Sobrenatural.

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Então temos o principal impacto ao jogo: a sujeira. Adquirido o kit, ela vai começar aparecer independente de se comprar os aspiradores ou não, e isso nos traz a novas interações: sabe quando você clica no chão para levar seu Sim a aquele lugar, fazendo-o se deslocar? Agora aparecem novas opções, como "verificar nível de poeira" e "pedir ajuda para fazer faxina".

Outro ponto que vale mencionar desse kit é a chegada de novas sensações. Dependendo da personalidade do seu Sim, ele passa a se sentir bem ou mal por causa dos diferentes níveis de sujeira. Até mesmo o nível "aceitável" de poeira traz uma nova sensação, chamada "alguém mora aqui", relacionada a um lar confortável, na medida certa.

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Ainda que seja possível limpar a casa sem o auxílio dos aspiradores, eles tornam essa tarefa muito mais fácil (e convenhamos: a estrela do kit é o aspirador, não? Então é de lei comprar pelo menos o portátil). O legal é que você pode escolher até um aspirador favorito, veja só. Mas cuidado para não acumular sujeira, a menos que seja a sua aspiração e você queira isso, porque conforme a casa for ficando imunda, surgem monstrinhos da sujeira.

Esses monstrinhos da sujeira são como pequenos pets, que você consegue até fazer algumas interações. No entanto, são bem frágeis: na próxima limpeza que fizer na casa, feliz ou infelizmente eles já desaparecem. Vale lembrar também que a sujeira se instala com mais facilidade e intensidade em áreas pouco visitadas, como o sótão ou o porão, por exemplo, então vale ficar de olho. E o melhor de tudo, pelo menos para os faxineiros de plantão, é que depois daquela bela limpeza, a casa fica brilhando, literalmente. Dá para ver alguns brilhos aqui e ali, o que é particularmente muito satisfatório.

Mas sejamos sinceros: não é sempre que bate aquela vontade de limpar a casa, certo? E pode chegar um momento em que a sujeira acumula e o seu Sim sequer está naquele lote, ou está ocupado com alguma coisa que não pode ser interrompida. Tendo isso em mente, o jogo permite habilitar e desabilitar a função do surgimento da poeira. Para fazer isso, é preciso acessar as opções de jogo, configurações do pacote, faxina fantástica e então selecionar (ou tirar do selecionar) a opção "ativar sistema de faxina".

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Vale a pena?

Dito tudo isso, vamos analisar o custo-benefício: como mencionamos, a proposta do kit, que nos EUA custa US$ 5, é ser um pequeno pacote para quem não quer gastar muito com um DLC extenso. Se pegarmos aqui no Brasil, essa ideia faz muito sentido, porque os pacotes de expansão, por exemplo, estão custando R$ 159, com pacotes de jogo a R$ 79.

Mas o que acontece é o seguinte: uma coleção de objetos custa R$ 39, enquanto um kit sozinho custa R$ 29. Se pararmos para analisar, a coleção de objetos costuma vir o que tem nos três kits: algumas roupas, alguns itens do modo construção e, com muita sorte (como em Sobrenatural), algumas novidades em relação à jogabilidade. Então os kits são como uma coleção de objetos dividida em três. Matematicamente falando, para oferecer um terço do conteúdo de uma coleção de objetos, o kit deveria custar um terço de seu preço (ou seja, R$ 13).

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Para um conteúdo que vem com a proposta de ser mais em conta, a conta simplesmente não fecha, porque comprando os três e adquirindo uma quantidade de conteúdo relativamente próxima a de uma coleção de objetos, gasta-se R$ 87, o que é mais caro até que um pacote de jogo. Essa ideia de ser mais em conta só faz sentido, então, se você comprar apenas um dos kits, e, mesmo assim, para um conteúdo tão limitado, o preço deveria ser R$ 20 no máximo. Ou seja: a principal proposta (o custo-benefício de um DLC menor) simplesmente não vinga.

Na prática, é o que já falamos ali em cima: compensa comprar um kit se você se interessa muito por aquele conteúdo específico. No entanto, se for para comprar apenas um dos três, o recomendado é o Faxina Fantástica, pelos acréscimos que traz à jogabilidade.