Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Análise | The Sims 4 Sobrenatural é a coleção de objetos que mais impacta o jogo

Por| Editado por Bruna Penilhas | 13 de Fevereiro de 2021 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/EA Games
Divulgação/EA Games
Tudo sobre EA

Não é novidade que a franquia The Sims não se prende unicamente à simulação de uma vida cotidiana, mas também eleva o nível e traz elementos sobrenaturais, como feiticeiros, vampiros, sereias e até extraterrestres. E no dia 26 de janeiro, chegou uma coleção de objetos focada justamente no que vai além da nossa reles compreensão. Trata-se de The Sims 4 Sobrenatural.

Quem já colocou o sim na piscina e tirou a escada sabe que os fantasmas já são antigos na franquia, e essa coleção de objetos visa aumentar os recursos em torno desses seres, com direito a casa mal-assombrada, mesa mediúnica e até empregada-esqueleto.

Criar um Sim

Continua após a publicidade

Como de praxe, as novidades da coleção de objetos são notáveis já no Criar um Sim. Os homens ganharam duas novas opções de cabelo (um comprido com dreads e um raspado), três camisetas (duas de manga comprida e uma manga curta com um colete) e duas calças.

Enquanto isso, as mulheres ganharam uma variedade bem maior de itens: quatro cabelos (um com dreads, que é literalmente o mesmo cabelo dos homens; um comprido e liso; um repicado e o outro bem curto, raspado), duas camisetas (quase croppeds, com umbigo à mostra), um short, uma calça, uma saia, dois sapatos e quatro roupas de corpo inteiro (um vestido longo, um vestido médio com colete, um conjunto de bata com short e um sobretudo). Vale ressaltar que o Criar um Sim também traz um chapéu e um colar novo, que são unissex.

As crianças quase não ganharam nada: as meninas têm três daquelas opções novas de cabelo disponíveis para as adultas e uma roupa de corpo inteiro (camiseta longa e short), enquanto os meninos ganharam apenas um cabelo raspado. Há alguns itens também — como um sapato para os homens, por exemplo — que só podem ser adquiridos se o Sim passar sete dias numa casa mal-assombrada (e falaremos sobre elas logo mais). Confira tudo o que vem no Criar um Sim com a coleção de objetos Sobrenatural:

Continua após a publicidade

Modo Construção

A grande aposta da coleção de objetos não está no Criar um Sim, mas no Modo Construção. Acontece que a novidade do The Sims 4 Sobrenatural é a criação de lotes mal-assombrados. O interessante é que, se você pensa que os desenvolvedores investiram em uma mobília gótica, apenas com tons escuros, está muito enganado. Curiosamente, a proposta dos itens é justamente um mix de estampas e cores mais vibrantes.

O principal item da coleção de objetos é a mesa com a bola de cristal, porque é com ela, basicamente, que o Sim vai conseguir invocar os espíritos e realizar cerimônias para conter as atividades espirituais da casa. Ah, e é por meio dessa mesa que podemos invocar a Ossilda, a empregada-esqueleto para lá de simpática que já deu as caras em outras versões do jogo e surpreendeu muito os fãs ao aparecer no trailer da coleção de objetos. Menção honrosa também para o quadro do Guinho, o principal NPC dessa coleção. É por meio do objeto que se invoca esse espírito, cuja função é basicamente te ajudar a entender melhor sobre os fantasmas.

Continua após a publicidade

Jogabilidade

Agora que vem o diferencial dessa coleção de objetos. Para você que não está muito acostumado, The Sims tem três tipos de conteúdo a parte: os pacotes de expansão, que trazem uma ampla quantidade de recursos voltados para a jogabilidade; os pacotes de jogo, que também focam na jogabilidade, mas que não têm conteúdos tão poderosos e impactantes para a jogabilidade como os pacotes de expansão; e, por fim, as coleções de objetos, que, como o nome sugere, focam basicamente em trazer objetos novos para os Sims e para o modo construção.

É claro que em alguns casos as coleções de objetos também interferem na jogabilidade, como Dia de Lavar as Roupas, que traz os itens de lavanderia e proporciona novas atividades aos Sims. No entanto, nenhuma coleção de objetos tem uma jogabilidade tão extensa como a do Sobrenatural. Isso levou muitos fãs a desejarem que o conteúdo fosse um pacote de jogo, e não uma coleção, pois assim poderia focar mais ainda nas novidades em torno da gameplay.

Para começar, a coleção traz um novo tipo de lote: residencial — casa mal-assombrada. Com isso, novos traços de lote também surgem: amaldiçoado e assombrado. Quando você compra a coleção, o próprio jogo oferece a opção de colocar uma casa assombrada pronta em algum dos mundos de sua preferência. No entanto, é possível dispensar e criar a sua casa do zero, ou mesmo selecionar uma casa em que você já jogue (ou qualquer lote residencial, para falar a verdade) e atribuir essas características.

Continua após a publicidade

E o que diferencia um lote mal-assombrado? Basicamente, durante a noite, coisas estranhas passam a acontecer, como objetos se movendo sozinhos e a invasão dos fantasmas, propriamente ditos. Diferente dos que já existiam no The Sims 4, esses novos fantasmas são muito menos parecidos com pessoas e muito mais próximos de um Gasparzinho, por assim dizer. Eles são divididos em três cores: verdes, que são os mais amigáveis; azuis, que são um meio-termo; e vermelhos, que são os malignos.

Para lidar com tudo isso de fantasmas, rituais, cerimônias e tudo o mais, a coleção traz uma nova habilidade: mediunidade. É por meio dela que o seu Sim vai conseguir cacife para espantar os fantasmas da casa. Para treinar a habilidade, é preciso utilizar a mesa com a bola de cristal, realizando as interações disponíveis lá. A cada nível que se alcança na habilidade (que tem o máximo de 5 níveis), mais opções de interações vão aparecendo na mesa.

Continua após a publicidade

E quando se é médium, pode não apenas equilibrar espiritualmente a sua própria casa, mas a dos outros também. Isso porque a coleção de objetos também traz uma nova profissão: investigador paranormal. E para a alegria dos fãs da franquia, é mais uma daquelas profissões que podem ser acompanhadas, o que torna a experiência infinitamente mais legal.

Para se tornar um investigador paranormal, o seu Sim deve obter uma licença, que pode ser conquistada de duas maneiras: a primeira é com o espírito de Guinho. Para invocá-lo, é preciso ter a habilidade de médium e ir até um de seus quadros, clicar em "ver" algumas vezes até a interação "apreciar quadro" aparecer. Com essa interação, ele já surge para te ajudar com a licença e com outras coisas também, como informações a respeito dos fantasmas. A segunda forma é comprando a licença com 3 mil pontos de satisfação.

Tendo a licença, o Sim já pode investir na carreira de investigador paranormal, que se enquadra na área de autônomo. A cada novo trabalho, o investigador paranormal escolhe a dificuldade, medida pela própria cor dos fantasmas: iniciante na cor verde, adepto na cor azul e especialista na cor vermelha. Quanto mais difíceis os fantasmas a serem enfrentados, maior o pagamento. Durante esse trabalho, uma barra fica no canto superior esquerdo, indicando o tempo restante daquele expediente.

Continua após a publicidade

Basicamente, a tarefa a ser cumprida é exorcizar a casa que contratou os seus serviços. Para fazer isso, é preciso destruir os itens amaldiçoados espalhados pelo local, realizar cerimônias e pedir para os espectros saírem. O problema é que assim como os outros Sims, o investigador paranormal, ainda que tenha um alto nível de habilidade de médium, também fica com medo dos fantasmas. E por falar nisso, é válido notar essa nova emoção.

O medo chegou depois de sete anos sem nenhuma emoção nova, o que deixou os fãs do jogo bastante empolgados. A mudança foi tão importante para a jogabilidade que houve uma atualização para o lançamento da coleção.

No geral, a coleção de objetos surpreende com uma gama de novos recursos, algo que dificilmente encontramos nas demais coleções. Se a partir de agora toda coleção trouxer essa quantidade de coisas pertinentes à jogabilidade, vai ser um prato cheio aos fãs de The Sims. Ao mesmo tempo, uma questão que fica é a seguinte: se eles tivessem lançado o Sobrenatural como um pacote de jogo, quais outros tipos de recursos teríamos? Certamente a temática teria sido muito melhor aproveitada.

Continua após a publicidade

E por falar na temática, vale notar que ela foi responsável por uma verdadeira divisão de opiniões por parte dos fãs. Muitos torceram o nariz para a insistência da EA em investir em mais conteúdo relacionado com coisas "assustadoras", uma vez que já tínhamos outra coleção de objetos chamada Assombroso. Para quem se interessa pelo assunto, a coleção traz uma jogabilidade muito legal. Os espectros desse estilo gasparzinho são um pouco desnecessários, porque o The Sims 4 já tem espíritos com design mais humano.

No geral, lado a lado com outras coleções de objetos, The Sims 4 Sobrenatural traz um conteúdo muito mais rico. Se não for pelo novo tipo de lote ou pela nova profissão em que é possível acompanhar o Sim, vale a pena só pelo fato de trazer a Ossilda de volta, porque ela é a coisa mais carismática da coleção inteira. Brincadeiras à parte, compre essa coleção se você for realmente muito fã de assombrações e assuntos do tipo, senão vai ser uma daquelas coleções que se compra em um momento e acaba deixando de lado seu conteúdo com o tempo.

The Sims 4 Sobrenatural foi analisado no Canaltech com cópia gentilmente cedida pela Electronic Arts.