Análise | The Sims 4 Sobrenatural é a coleção de objetos que mais impacta o jogo

Análise | The Sims 4 Sobrenatural é a coleção de objetos que mais impacta o jogo

Por Nathan Vieira | 13 de Fevereiro de 2021 às 09h00
Divulgação/EA Games

Não é novidade que a franquia The Sims não se prende unicamente à simulação de uma vida cotidiana, mas também eleva o nível e traz elementos sobrenaturais, como feiticeiros, vampiros, sereias e até extraterrestres. E no dia 26 de janeiro, chegou uma coleção de objetos focada justamente no que vai além da nossa reles compreensão. Trata-se de The Sims 4 Sobrenatural.

Quem já colocou o sim na piscina e tirou a escada sabe que os fantasmas já são antigos na franquia, e essa coleção de objetos visa aumentar os recursos em torno desses seres, com direito a casa mal-assombrada, mesa mediúnica e até empregada-esqueleto.

Criar um Sim

Como de praxe, as novidades da coleção de objetos são notáveis já no Criar um Sim. Os homens ganharam duas novas opções de cabelo (um comprido com dreads e um raspado), três camisetas (duas de manga comprida e uma manga curta com um colete) e duas calças.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Enquanto isso, as mulheres ganharam uma variedade bem maior de itens: quatro cabelos (um com dreads, que é literalmente o mesmo cabelo dos homens; um comprido e liso; um repicado e o outro bem curto, raspado), duas camisetas (quase croppeds, com umbigo à mostra), um short, uma calça, uma saia, dois sapatos e quatro roupas de corpo inteiro (um vestido longo, um vestido médio com colete, um conjunto de bata com short e um sobretudo). Vale ressaltar que o Criar um Sim também traz um chapéu e um colar novo, que são unissex.

As crianças quase não ganharam nada: as meninas têm três daquelas opções novas de cabelo disponíveis para as adultas e uma roupa de corpo inteiro (camiseta longa e short), enquanto os meninos ganharam apenas um cabelo raspado. Há alguns itens também — como um sapato para os homens, por exemplo — que só podem ser adquiridos se o Sim passar sete dias numa casa mal-assombrada (e falaremos sobre elas logo mais). Confira tudo o que vem no Criar um Sim com a coleção de objetos Sobrenatural:

Modo Construção

A grande aposta da coleção de objetos não está no Criar um Sim, mas no Modo Construção. Acontece que a novidade do The Sims 4 Sobrenatural é a criação de lotes mal-assombrados. O interessante é que, se você pensa que os desenvolvedores investiram em uma mobília gótica, apenas com tons escuros, está muito enganado. Curiosamente, a proposta dos itens é justamente um mix de estampas e cores mais vibrantes.

O principal item da coleção de objetos é a mesa com a bola de cristal, porque é com ela, basicamente, que o Sim vai conseguir invocar os espíritos e realizar cerimônias para conter as atividades espirituais da casa. Ah, e é por meio dessa mesa que podemos invocar a Ossilda, a empregada-esqueleto para lá de simpática que já deu as caras em outras versões do jogo e surpreendeu muito os fãs ao aparecer no trailer da coleção de objetos. Menção honrosa também para o quadro do Guinho, o principal NPC dessa coleção. É por meio do objeto que se invoca esse espírito, cuja função é basicamente te ajudar a entender melhor sobre os fantasmas.

Jogabilidade

Agora que vem o diferencial dessa coleção de objetos. Para você que não está muito acostumado, The Sims tem três tipos de conteúdo a parte: os pacotes de expansão, que trazem uma ampla quantidade de recursos voltados para a jogabilidade; os pacotes de jogo, que também focam na jogabilidade, mas que não têm conteúdos tão poderosos e impactantes para a jogabilidade como os pacotes de expansão; e, por fim, as coleções de objetos, que, como o nome sugere, focam basicamente em trazer objetos novos para os Sims e para o modo construção.

É claro que em alguns casos as coleções de objetos também interferem na jogabilidade, como Dia de Lavar as Roupas, que traz os itens de lavanderia e proporciona novas atividades aos Sims. No entanto, nenhuma coleção de objetos tem uma jogabilidade tão extensa como a do Sobrenatural. Isso levou muitos fãs a desejarem que o conteúdo fosse um pacote de jogo, e não uma coleção, pois assim poderia focar mais ainda nas novidades em torno da gameplay.

Para começar, a coleção traz um novo tipo de lote: residencial — casa mal-assombrada. Com isso, novos traços de lote também surgem: amaldiçoado e assombrado. Quando você compra a coleção, o próprio jogo oferece a opção de colocar uma casa assombrada pronta em algum dos mundos de sua preferência. No entanto, é possível dispensar e criar a sua casa do zero, ou mesmo selecionar uma casa em que você já jogue (ou qualquer lote residencial, para falar a verdade) e atribuir essas características.

Amaldiçoado e assombrado são os traços novos de lote presentes na coleção de objetos The Sims 4 Sobrenatural (Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

E o que diferencia um lote mal-assombrado? Basicamente, durante a noite, coisas estranhas passam a acontecer, como objetos se movendo sozinhos e a invasão dos fantasmas, propriamente ditos. Diferente dos que já existiam no The Sims 4, esses novos fantasmas são muito menos parecidos com pessoas e muito mais próximos de um Gasparzinho, por assim dizer. Eles são divididos em três cores: verdes, que são os mais amigáveis; azuis, que são um meio-termo; e vermelhos, que são os malignos.

Para lidar com tudo isso de fantasmas, rituais, cerimônias e tudo o mais, a coleção traz uma nova habilidade: mediunidade. É por meio dela que o seu Sim vai conseguir cacife para espantar os fantasmas da casa. Para treinar a habilidade, é preciso utilizar a mesa com a bola de cristal, realizando as interações disponíveis lá. A cada nível que se alcança na habilidade (que tem o máximo de 5 níveis), mais opções de interações vão aparecendo na mesa.

A habilidade de médium permite que o Sim interaja com a mesa e faça cerimônias, rituais e invocações (Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

E quando se é médium, pode não apenas equilibrar espiritualmente a sua própria casa, mas a dos outros também. Isso porque a coleção de objetos também traz uma nova profissão: investigador paranormal. E para a alegria dos fãs da franquia, é mais uma daquelas profissões que podem ser acompanhadas, o que torna a experiência infinitamente mais legal.

Para se tornar um investigador paranormal, o seu Sim deve obter uma licença, que pode ser conquistada de duas maneiras: a primeira é com o espírito de Guinho. Para invocá-lo, é preciso ter a habilidade de médium e ir até um de seus quadros, clicar em "ver" algumas vezes até a interação "apreciar quadro" aparecer. Com essa interação, ele já surge para te ajudar com a licença e com outras coisas também, como informações a respeito dos fantasmas. A segunda forma é comprando a licença com 3 mil pontos de satisfação.

The Sims 4 Sobrenatural chega com uma nova profissão: investigador paranormal, que está dentro da carreira autônoma (Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

Tendo a licença, o Sim já pode investir na carreira de investigador paranormal, que se enquadra na área de autônomo. A cada novo trabalho, o investigador paranormal escolhe a dificuldade, medida pela própria cor dos fantasmas: iniciante na cor verde, adepto na cor azul e especialista na cor vermelha. Quanto mais difíceis os fantasmas a serem enfrentados, maior o pagamento. Durante esse trabalho, uma barra fica no canto superior esquerdo, indicando o tempo restante daquele expediente.

Basicamente, a tarefa a ser cumprida é exorcizar a casa que contratou os seus serviços. Para fazer isso, é preciso destruir os itens amaldiçoados espalhados pelo local, realizar cerimônias e pedir para os espectros saírem. O problema é que assim como os outros Sims, o investigador paranormal, ainda que tenha um alto nível de habilidade de médium, também fica com medo dos fantasmas. E por falar nisso, é válido notar essa nova emoção.

O medo chegou depois de sete anos sem nenhuma emoção nova, o que deixou os fãs do jogo bastante empolgados. A mudança foi tão importante para a jogabilidade que houve uma atualização para o lançamento da coleção.

A carreira de investigador paranormal envolve destruir objetos amaldiçoados e pedir para os espectros deixarem o local (Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

No geral, a coleção de objetos surpreende com uma gama de novos recursos, algo que dificilmente encontramos nas demais coleções. Se a partir de agora toda coleção trouxer essa quantidade de coisas pertinentes à jogabilidade, vai ser um prato cheio aos fãs de The Sims. Ao mesmo tempo, uma questão que fica é a seguinte: se eles tivessem lançado o Sobrenatural como um pacote de jogo, quais outros tipos de recursos teríamos? Certamente a temática teria sido muito melhor aproveitada.

E por falar na temática, vale notar que ela foi responsável por uma verdadeira divisão de opiniões por parte dos fãs. Muitos torceram o nariz para a insistência da EA em investir em mais conteúdo relacionado com coisas "assustadoras", uma vez que já tínhamos outra coleção de objetos chamada Assombroso. Para quem se interessa pelo assunto, a coleção traz uma jogabilidade muito legal. Os espectros desse estilo gasparzinho são um pouco desnecessários, porque o The Sims 4 já tem espíritos com design mais humano.

Já existem espíritos mais "realistas" no The Sims 4, o que faz questionar a necessidade dos novos espectros (Imagem: Captura de tela/Nathan Vieira/Canaltech)

No geral, lado a lado com outras coleções de objetos, The Sims 4 Sobrenatural traz um conteúdo muito mais rico. Se não for pelo novo tipo de lote ou pela nova profissão em que é possível acompanhar o Sim, vale a pena só pelo fato de trazer a Ossilda de volta, porque ela é a coisa mais carismática da coleção inteira. Brincadeiras à parte, compre essa coleção se você for realmente muito fã de assombrações e assuntos do tipo, senão vai ser uma daquelas coleções que se compra em um momento e acaba deixando de lado seu conteúdo com o tempo.

The Sims 4 Sobrenatural foi analisado no Canaltech com cópia gentilmente cedida pela Electronic Arts.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.