Steam lança sistema próprio de gravação de jogos
Por Felipe Vidal | Editado por Jones Oliveira | 27 de Junho de 2024 às 10h20
![Divulgação/Steam](https://t.ctcdn.com.br/p2fvgh8G6QDPjMwWJ7wawS7rs2s=/640x360/smart/i769302.png)
A Steam lançou nesta quarta-feira (26) um recurso de gravação de jogos na plataforma. Tecnologia muito requisitada pelos jogadores, o software está em fase beta, mas promete ser uma opção simples e rápida para capturar momentos importantes da gameplay ou gravá-la continuamente, sem cortes.
- 10 jogos mais bizarros do Steam
- Vale a pena comprar um Steam Deck?
- Valve é processada em R$ 4,5 bilhões por “dominar o mercado”
A gravação de jogos ocorre em segundo plano e é salva na pasta que o usuário escolher, e a captura de tela pode obedecer a dois padrões. O primeiro é a gravação imediata, que assim que o jogador inicia um game a captura começa instantaneamente, obedecendo limites de qualidade e duração estipulados nas configurações. Já o segundo é uma gravação sob demanda, na qual os jogadores podem começar a captura a qualquer momento com o apertar de um botão ou atalho.
Contudo, uma das funções mais legais da ferramenta é o Reveja. Esse recurso permite com que o jogador observe momentos anteriores a uma ação importante, como quando seu personagem morreu em Elden Ring, mas você não entendeu bem o que aconteceu.
Além disso, toda gravação pode ser editada na plataforma e ainda conta com uma linha do tempo com os destaques de cada gameplay, desde que o game tenha integração nativa com a função.
No fim do processo, os usuários podem escolher entre salvar, compartilhar ou exportar a gravação no formato MP4. Também é possível enviar o conteúdo rapidamente para outro dispositivo por meio de um QR code, como para o smartphone ou o Steam Deck.