Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PS5: nova atualização de sistema trará áudio 3D para TV e mais

Por| Editado por Bruna Penilhas | 14 de Setembro de 2021 às 12h09

Link copiado!

Francielle Lima/Canaltech
Francielle Lima/Canaltech

A PlayStation anunciou, nesta terça-feira (14), a segunda grande atualização para o PlayStation 5. Entre as novidades para o console de nova geração da Sony estão: a compatibilidade com o áudio 3D nas televisões, a liberação do aumento do SSD M.2 e mais recursos para o Remote Play e o PS App.

Suporte ao áudio 3D na TV

Continua após a publicidade

Até então, a função era limitada aos fones de ouvido, em especial o headset próprio da marca Pulse 3D. Agora, o recurso será replicado nos auto-falantes das TVs, transformando o som comum de dois canais da televisão em um som tridimensional. O Canaltech já conversou com a equipe da Insomniac Games para entender um pouco como a tecnologia funciona no console.

O já citado headset Pulse 3D também ganha uma função nova, permitindo que os usuários equalizem os graves, médios e agudos à sua maneira.

Aumento do SSD M.2

Continua após a publicidade

A tão aguardada expansão da memória interna do videogame também está a caminho. Seja na versão com leitor de discos ou digital, os donos do PS5 podem expandir a memória inicial de 825 GB com um SSD M.2. Para saber alguns dos modelos disponíveis no mercado e como instalar a peça, confira o nosso guia. Veja também se o hardware atende aos requisitos mínimos propostos pela Sony, disponíveis na tabela abaixo:

InterfacePCI-Express Gen4x4 compatível com SSD M.2 NVMe (Key M)
ArmazenamentoDe 250 GB a 4 TB
Tamanhos compatíveis2230, 2242, 2260, 2280, 22110
Tamanho incluindo mecanismo de dissipação de calorLargura: até 25 mm
Comprimento: 30/40/6080/110 mm
Espessura: até 11,25 mm (até 8 mm acima da placa, até 2,45 mm abaixo da placa)
Velocidade de leitura sequencialRecomenda-se 5.500 MB/s ou mais rápido
Tipo de soqueteSoquete 3 (chave M)

Melhorias no PS Remote Play App e no PS App

Continua após a publicidade

O aplicativo de acesso remoto já permitia jogar e fazer transmissões ao vivo pelo celular via WiFi. Agora, streamers de iOS e Android podem usar dados móveis para as lives, caso a conexão sem fio caia ou seja da vontade deles. Para isso, é preciso de uma conexão com upload e download de no mínimo 15 Mbps.

A partir de 23 de setembro, a atualização do PS App dará aos usuários a habilidade de ver a transmissão de Tela Compartilhada de seus amigos juntos. Basta começar um chat de voz pelo celular ou tablet e liberar a visualização. No Android, a função será faseada, então pode levar até uma semana para funcionar completamente.

Melhorias na usabilidade do console e outras novidades

Continua após a publicidade

A experiência do usuário (UX) também será aprimorada, permitindo ao jogador personalizar e gerenciar sua experiência e conteúdo de jogo. O Control Center pode ser modificado para mostrar ou ocultar o que o jogador quiser. Outra mudança é na Game Base, que agora permite o envio de mensagens diretamente da função.

A Biblioteca de Jogos e a tela inicial agora separam as versões de PS4 e PS5 de um mesmo jogo, de forma que não precise mais clicar nos três pontinhos para alterar. Nas funções de acessibilidade, o leito de tela agora tem a função de pausa, de resumir e repetir o conteúdo em texto exibido.

Em partidas online, agora será possível dar o distintivo de "líder" no painel visível pelos jogadores. As capturas de tela automáticas passam a registar também recordes pessoais em jogos com placares de líderes, não mais só os momentos de troféus. Falando neles, será possível ver até cinco troféus conquistados recentemente, não apenas um.

Continua após a publicidade

Encerrando a lista, o PlayStation 4 terá novos recursos nas funções no PS5. No console da geração anterior, agora será possível ver os troféus conquistados no quinto videogame de mesa da Sony e ainda controlar os membros de uma party.

Fonte: PlayStation Blog, PlayStation Suporte