Ratchet & Clank: Rift Apart | Como o PS5 usa o áudio 3D
Por Guilherme Sommadossi • Editado por Bruna Penilhas |
Uma das grandes novidades do PlayStation 5 é o áudio 3D. Impulsionado pela tecnologia Tempest Engine, o recurso amplia os efeitos sonoros dos jogos para outro nível. Um dos games que melhor usa a tecnologia é Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, aprimorando ainda mais a experiência espacial.
Com os erros e acertos, eles tiraram os efeitos especiais das músicas, diálogos, rádio e de outras características da interface. Johnson acredita que as mudanças deram “mais espaço para os elementos 3D que realmente brilham”, como balas disparadas e veículos em cena.
Outro aprendizado foi como aprimorar o uso da tecnologia no game. No início do desenvolvimento, a equipe de som da Insomniac criava os efeitos em estéreo (em que cada lado do fone reproduz um som), “pois os sons estéreo podem soar ‘maiores’”, diz Johnson.
Mas com a tecnologia de áudio 3D, o tipo de som perde destaque e não tem tanta difusão. A solução foi criar efeitos sonoros mono (em que ambos os lados reproduzem os mesmos sons) para personagens e ambientes. O designer explica que a equipe confiou "mais na reverberação dos diferentes espaços para ainda fazer uma explosão ou disparo armas soarem ‘grandes’”.
Jerry Berlongieri, também líder de som no estúdio, complementa a fala de Johnson sinalizando “que os elementos 3D são mais fortes quando enquadrados em objetos não 3D, criando um contraste mais experiencial”.
Há ainda elementos do jogo que misturam os dois, como foi o caso dos poderes de veneno de Miles Morales e o Disparador de Lâminas de Ratchet & Clank. “[A arma] não é em 3D para dar toda a sua profundidade e força, mas os projéteis são, para você poder ouvi-los zunir ao seu redor enquanto dispara”.
Combo com o DualSense
Uma das grandes estrelas do PlayStation 5 é o novo controle. Com o feedback háptico e os gatilhos adaptáveis do DualSense, o jogador tem uma imersão ainda maior na hora de jogar. Aliado a ele, os áudios de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão criam um combo auditivo, sensorial e visual — só faltava o console produzir odores também.
“Fizemos questão de projetar e implementar a resposta tátil para quase tudo o que o jogador experimentava ou tocava. Desde ações menores, como coletar cada parafuso [moeda do jogo], os passos do jogador, sentir explosões, objetos e todas as cinemáticas”, explica Tyler Hoffman, designer de áudio.
Hoffman explica ainda que eles criaram uma espécie de sistema hierárquico de sensações, em que centenas de efeitos acontecem ao mesmo tempo, mas em diferentes intensidades. Uma característica muito legal é que alguns sons são ouvidos e sentidos. Em armas como o Colisor Sônico, você ouve cada variação da onda cósmica e também sente o pulsar nas mãos.
“Fomos capazes de ajustar o tempo, peso, intensidade e textura para adaptar a explosão para uma sensação verdadeiramente única”, diz Tyler, que completa dizendo que o processo de encaixar as funções foi relativamente fácil, já que os comandos do DualSense são orientados pelo áudio.
Ele cita ainda o mesmo momento destacado no começo desta reportagem: o clube da Cidade Nefarious. “Qualquer áudio acima de 300 Hz era filtrado e tinha frequências de graves equalizadas para se ajustar à frequência de ressonância do controle para uma sensação mais impactante”, conta o designer de som, de forma mais técnica.
Pulse 3D vs. headsets vs. fones comuns
O game oferece todas essas experiências em qualquer dispositivo de som. Televisões e barras de som ainda não são compatíveis com a tecnologia Tempest Audio, mas também não deixam a desejar. Porém, jogar com fones cria uma atmosfera diferenciada.
“Criamos uma mixagem que soaria bem em todos os tipos de fones de ouvido, assim como pretendemos fazer com que nossos jogos tenham uma ótima aparência [visual] em todos os tipos de TVs”, comenta o designer sênior de som Blake Johnson.
Fones de ouvido mais básicos oferecem uma experiência satisfatória. Porém, quanto mais qualidade tiver o dispositivo, mais detalhes e sons são percebidos. E no Pulse 3D, headset lançado junto com o PS5, a equipe da Insomniac deitou e rolou.
Johnson afirma que criaram uma experiência para todos, mas os donos do fone feito para o PS5 experimentam configurações de som exclusivas para o periférico, tirando proveito do cancelamento de ruído e outros aspectos técnicos do acessório.
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão está disponível exclusivamente para o PlayStation 5.