Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pokémon Legends: Arceus | Tudo sobre gameplay, lançamento, história e mais

Por| Editado por Bruna Penilhas | 28 de Setembro de 2021 às 13h00

Link copiado!

Divulgação/The Pokémon Company
Divulgação/The Pokémon Company

Pokémon Legends: Arceusé o próximo grande jogo da desenvolvedora Game Freak, que promete uma série de novidades para a franquia. Entre elas, um mundo aberto, novos Pokémon, um sistema de batalha mais dinâmico, além de uma viagem para o passado da região de Sinnoh, lar da quarta geração de monstrinhos.

A expectativa é que o spin-off atenda a pedidos antigos dos fãs, com a adição de ação à fórmula de RPG por turnos. O jogo foi revelado em 26 de fevereiro de 2021 e ganhou mais detalhes no Pokémon Presents de agosto. Em meio de tantas novidades e espera, o Canaltech separou as informações que já conhecemos sobre o jogo para você se preparar para esse aguardado lançamento.

Continua após a publicidade

Data de lançamento, plataformas e localização

A aventura no passado de Sinnoh estreia em 28 de janeiro de 2022 exclusivamente para Nintendo Switch. O jogo entrou em pré-venda e pode ser comprado na eShop brasileira pelo preço de R$ 299. Por enquanto, a Nintendo não anunciou legendas e textos em português do Brasil para Legends: Arceus.

Hisui: uma nova região (ou quase) 

Continua após a publicidade

Pokémon Legends: Arceus se passa em um passado distante da região de Sinnoh, quando o lar da quarta geração de monstrinhos e cenário para os jogos Diamond, Pearl e Platinum ainda era conhecida pelo nome “Hisui”.

Hisui é muito diferente da Sinnoh que fomos apresentados no Nintendo DS. No lugar das cidades, a região é formada por ambientes selvagens distintos, como florestas, lagos e prados. O Monte Coronet está no centro do mapa e a nossa exploração vai começar por diferentes ecossistemas que cercam o monte e apresentam características naturais e climáticas próprias.

Os diferentes cenários não abrigam cidades humanas, mas são habitados por muitos Pokémon. A Game Freak já confirmou que em Hisui vivem Golduck, Murkrow, Gardevoir e muitas outras espécies.

Continua após a publicidade

História

A trama de Legends: Arceus é ambientada em uma época em que Pokémon e humanos viviam separados. Nesse contexto, surge um time de pesquisa que decide estudar e aprender mais sobre os Pokémon. Este grupo é chamado de Galaxy Team, ou "Equipe Galaxy", em tradução livre.

O jogador deve escolher se controla a protagonista feminina Akari ou o protagonista masculino Rei. Os dois resolvem se juntar a Galaxy Team como membros da equipe de pesquisa, que tem como objetivo aprender mais sobre o comportamento dos Pokémon e catalogar espécies para a criação da primeira Pokédex da região.

Continua após a publicidade

As investigações levam a dupla a expedições pela inexplorada Hisui e ao encontro de diferentes Pokémon. Alguns desses, selvagens, estão tomados por um fenômeno de ira ainda desconhecido, que deixa os olhos vermelhos e o comportamento agressivo.

As viagens ainda colocarão os heróis na trilha da lenda de Arceus, o primeiro Pokémon que teria criado todo o universo e que vive em Hisui.

Continua após a publicidade

Expedições e os alpha Pokémon 

Durante as expedições, os jogadores encontrarão Pokémon que são maiores do que o normal e com olhos vermelhos brilhantes. Eles são conhecidos como alpha Pokémon. Eles são mais fortes do que suas formas regulares, e se tornarão agressivos, podendo perseguir e atacar os jogadores que ousem se aproximar deles.

Na região de Hisui, existem também Pokémon especiais que receberam algum tipo de benção misteriosa. Alguns destes Pokémon são particularmente poderosos e são conhecidos como nobles, e outros, que dizem que estão sempre à disposição para ajudar o povo da região. Cada um destes Pokémon parecem ter um poder que criaturas regulares não possuem. Pessoas que são conhecidas como wardens são encarregadas de tomar conta desta categoria, garantindo que os territórios dos nobles não sejam violados e que eles estejam sempre alimentados.

Continua após a publicidade

Estes Pokémon nobles são reverenciados pelas pessoas da região, mas alguns fenômenos estranhos estão fazendo com que eles entrem em estado de loucura repentinamente. A causa destes incidentes ainda é um mistério.

Uma vez que estejam no estado de loucura, estes Pokémon ficam incrivelmente difíceis de se lidar, o que faz com que o povo de Hisui peça ajuda à Galaxy Expedition Team. Como parte dos Survey Corps, você será encarregado de ajudar a controlar a loucura que se alastrou entre os nobles.

Jubilife Village

O coração da região de Hisui é a vila Jubilife. A cidade lembra um povoado do Japão feudal e serve como centro de operações da Equipe Galaxy. O local recebe pessoas que vieram de várias regiões do mundo para estudar Hisui.

Continua após a publicidade

A Equipe Galaxy é formada por vários times, como o corpo médico e o corpo de segurança, além do Survey Corps, que realiza as pesquisas sobre Pokémon e receberá os dois protagonistas do jogo. É na vila que poderemos interagir com os personagens que se dedicam a funções diferentes na equipe.

Jubilife Village serve de ponto de partida para as expedições de pesquisa 

Continua após a publicidade

Depois de receber uma missão e se preparar para sua próxima excursão, Rei e Akari partem para estudar uma das várias áreas da região de Hisui. Depois de terminar seu trabalho de pesquisa, eles retornam mais uma vez a Jubilife, em preparação para a próxima aventura.

Acampamentos 

Sempre que você sair de Jubilife para fazer uma excursão, a primeira parada será um dos acampamentos-base, que servem como um posto avançado para o trabalho.

Continua após a publicidade

No local será possível parar para descansar durante, permitindo que a equipe de Pokémon recupere a saúde, ou ainda fabricar novos itens, como Pokébolas, em bancadas de trabalho.

Os acampamentos são lugares estratégicos para a exploração. O jogador pode ficar impossibilitado de continuar com a pesquisa se receber muito dano, seja ele causado por ataques de Pokémon selvagens ou caindo de lugares altos.

Se o protagonista entrar em perigo, os acampamentos-base devem ser usados para recuperar vida e servir de suporte para as missões.

Continua após a publicidade

Trio de Iniciais

Rei e Akari vão receber um parceiro Pokémon para ajudar na missão de criar a primeira Pokédex da história.

Pokémon Legends: Arceus traz uma curiosa combinação de monstrinhos que podem ser escolhidos como parceiros iniciais. Apesar da história ser ambientada em Sinnoh, o trio clássico da quarta geração, formado por Turtwig, o macaco de fogo Chimchar e o pinguim de Água Piplup, ficaram, inicialmente, de fora do jogo.

Oshawott (5° geração), Cyndaquil (2° geração) e Rowlet (7° geração) serão as escolhas iniciais para o jogador iniciar sua aventura em Legends: Arceus.

Novos Pokémon 

Enquanto exploram Hisui, Akari e Rei vão encontrar novos Pokémon e algumas variações de velhos conhecidos dos fãs. Durante a apresentação desta quarta, a Game Freak apresentou as primeiras novas caras da Pokédex de Hisui.

Wyrdeer

Em Hisui, Stantler pode evoluir para Wyrdeer. Este novo Pokémon é descrito como indispensável para quem mora na região, por ser um ótimo meio de locomoção. Wyrdeer fica muito maior quando evolui, além de ganhar pelos que são uma excelente proteção contra o frio.

Wyrdeer é do tipo Psíquico de Normal. Ele usa as orbes negras nas bases de seus chifres para liberar uma rajada de energia poderosa que distorce o espaço.

Basculegion

Quem também garantiu uma nova evolução foi o peixinho Basculin. Em Hisui, essa criatura de água pode evoluir para Basculegion quando é possuída pelas almas de outros Pokémon da mesma espécie que não conseguiram sobreviver à correnteza dos rios.

Basculegion é do tipo Água e Fantasma e usa as almas que o acompanha para lutar. Os espíritos de outros Basculin tem vontade própria, inclusive para atacar inimigos.

Hisuian Braviary

Quando Rufflet evolui na região de Hisui, ele se torna uma versão alternativa, o Braviary Hisuian. A nova forma vive sozinha e é muito maior do que conhecemos. Braviary Hisuian tem os tipos Psíquico e Voador e conta com uma habilidade única que o coloca em transe e o deixa muito mais poderoso.

Hisuian Growlithe 

O cachorrinho da primeira geração está de volta. Hisuian Growlithe é um Pokémon de Fogo e Pedra, que ganhou pelos mais longos e volumosos que a forma previamente descoberta em Kanto.

O pelo macio de Hisuian Growlithe o ajuda a reter calor e sobreviver mesmo em áreas mais geladas de Hisui. O chifre afiado em sua cabeça é feito de pedra, mas se quebra facilmente. Então, Hisuian Growlithe o usa apenas quando tem certeza de um bom efeito.

Kleavor

Os minerais de Hisui fazem esse Scyther de Kanto evoluir para a forma alternativa Kleavor, dos tipos inseto e pedra. Acredita-se que os habitantes de Hisui já usaram lascas das pedras de Kleavor para fazer ferramentas.

Pokédex

Para completar a Pokédex de Legends, o jogador deverá fazer mais do que somente capturar uma espécie de Pokémon.

Para cada criatura, existem tarefas de pesquisa específicas que devem ser concluídas durante as expedições de Rei e Akari.

As tarefas para completar a primeira Pokédex vão desde pegar Pokémon, derrotá-los, derrotá-los com certos golpes e muito mais.

Você precisará continuar estudando um Pokémon para completar as tarefas de pesquisa e aumentar a classificação como membro da equipe Galaxy, concedendo acesso a novas áreas da nova região.

O seu Arc Phone será seu guia

Pokémon Legends: Arceus transportará os jogadores para o passado de Sinnoh, na vasta região de Hisui. O lugar possui uma natureza rica ao redor do grandioso Monte Coronet. No início da, os jogadores receberão um dispositivo chamado Arc Phone. O dispositivo parece conter algum tipo de poder esquisito, e aparentemente guiará os jogadores durante sua jornada.

Capturando Pokémon 

No jogo, os Pokémon irão aparecer livremente pela natureza, em tempo real, enquanto o jogador explora os ecossistemas.

Alguns Pokémon só aparecerão em determinados horários do dia e em certos climas. Quando o Pokémon avistar o jogador, ele reagirá de maneiras diferentes. Eles podem ir até você amigavelmente, fugir ou escolher atacá-lo — no último caso, você precisará se defender em uma batalha.

As batalhas em Legends: Arceus acontecem em tempo real, ou seja, o treinador será atacado diretamente pelo Pokémon selvagem até que resolva reagir e lançar um aliado em campo. É possível ainda iniciar uma batalha com um monstrinho selvagem jogando um aliado em campo ou atirando uma Pokébola.

Depois que um Pokémon selvagem for enfraquecido, você pode novamente jogar uma Pokébola nele. Ao contrário dos jogos anteriores, em Legends será realmente necessário se aproximar e lançar a bola perto da espécie selvagem.

Monte seus itens 

Em um passado sem as lojas do Poke Market, Legends: Arceus reintroduz na franquia um sistema de crafting.

Os acampamentos de base de pesquisa da equipe Galaxy possuem bancadas de trabalho que poderão ser usadas para a fabricação de itens que vão ajudar o jogador na exploração, incluindo as Pokébolas.

As Pokébolas de antigamente eram construídas principalmente de madeira, e emitiam um vapor no topo quando um Pokémon era capturado. Assim como em Jotho, é possível fabricar uma pokébola combinando um apricorn e uma pedra chamada tumblestone.

Smoke Bombs

Outro item que promete ser útil são as Smoke Bombs, ou “bombas de fumaça”. Quando lançadas, essas bolas criam uma nuvem que reduz a visibilidade na área, o que impede que Pokémon selvagens percebam você.

Essas bombas serão aliadas de abordagem furtiva de Pokémon em áreas onde não existam pedras ou outros obstáculos para se esconder.

Heavy Balls

As bolas pesadas (Heavy Balls) são uma variedade especial de Pokébolas mais eficazes para capturar Pokémon que ainda não viram o jogador. Elas são mais pesadas do que as Pokébolas normais, então não voam muito longe, se tornando um item estratégico na jogatina.

Batalhas Pokémon 

Legends incrementa o sistema de batalhas com turnos da franquia com um pouco mais de ação em tempo real. Se o jogador atirar uma Pokébola contendo um de seus Pokémon em uma criatura selvagem, uma batalha começará instantaneamente, sem uma mudança de tela, como acontecia em jogos anteriores.

O fluxo da batalha também foi alterado em relação aos jogos anteriores da série Pokémon, abandonando os combates com cada Pokémon realizando uma ação por turno.

Os status do Pokémon e outros fatores determinam quantas ações ele pode realizar e em que ordem. Isso pode criar situações em que um Pokémon ataque por vários turnos consecutivos e o treinador possa curar um monstrinho assim que ele leve um golpe.

Como sempre, cada Pokémon lembra 4 movimentos diferentes ao mesmo tempo. No entanto, existem duas formas de executar os ataques nesse jogo: no estilo rápido ou forte.

O estilo ágil (Agile Style) aumenta a velocidade do Pokémon, o que o faz o parceiro se mover mais rápido e atacar mais vezes, até em sequência. A desvantagem é que o monstrinho também perde força ao atacar com esse estilo.

A outra opção é atacar usando o estilo forte (Strong Style), que diminui a velocidade de ação, mas aumenta a potência dos golpes.

Personagens 

A expedição por Hisue conta com ajuda de alguns aliados pelo caminho. Ao integrar a equipe de pesquisas da Team Galaxy, nosso protagonista conhecerá a base de operações em Jubilife Village.

Depois de receber uma tarefa ou solicitação e se preparar para sua próxima excursão, você sairá da Jubilife Village para estudar uma das várias áreas da região de Hisui.

O centro reúne humanos que vieram de várias regiões. É em Jubilife Village que conheceremos diversos aliados de diferentes setores da equipe Galaxy, como o corpo médico, o corpo de segurança e o próprio corpo de pesquisa.

Professor Laventon

Ao chegar em Jubilife Village, nosso primeiro aliado será o Professor Laventon, que estuda a ecologia de Pokémon como membro da Galaxy Expedition Team. O professor fará o convite para que Rei e Akari se juntem à equipe Galaxy e comecem a trabalhar como membro do corpo de pesquisa.

O objetivo é conhecer todas as espécies de Pokémon da região!

Como membro do Galaxy Team's Survey Corps, o Professor Laventon conduz pesquisas sobre os modos de vida dos Pokémon. Ele tem como objetivo criar a primeira Pokédex completa.

Comandante Kamado

O comandante Kamado é o chefe da equipe Galaxy. O personagem é descrito como um líder severo, mas que conquistou a confiança de todos em Jubilife Village.

Capitã Cyllene

Cyllene é a líder do corpo de Pesquisa da Equipe Galaxy. Ela é rígida com os outros e consigo. A líder verá potencial em Rei a Akari e colocará os dois jovens à prova para entrarem na Equipe Galaxy.

Muitas opções de customização

A base de operações de Hisui, o Vilarejo Jubilife, abriga lojas de roupa e cabeleiros para ajudar na customização dos protagonistas. Os jogadores podem dar um tapa no visual e depois tirar fotos com seus Pokémon no estúdio de fotografia.

No mercado e na loja de artesanato, os jogadores podem conseguir novas receitas para construir itens e materiais. Já os campos são os locais onde os treinadores podem deixar as criaturas que foram capturadas. Muitos Pokémon precisarão ser capturados para completar o Pokédex, mas apenas seis Pokémon podem estar em sua party.

Os jogadores terão que escolher com cautela quais são os companheiros certos para cada missão antes de sair para suas pesquisas. Em qualquer um destes campos, será possível trocar quais Pokémon terão em sua party, ou enviá-los para os campos.

Multiplayer 

Junto com a sede Equipe Galaxy, a vila Jubilife oferece uma variedade de atividades, como uma feitoria que permite trocar Pokémon com outros jogadores de Legends: Arceus. A troca acontece via internet e a Nintendo detalhou que será necessária uma assinatura paga do Nintendo Switch Online para desfrutar determinados recursos da feature.

Pokémon Legends: Arceus não contará com batalhas online entre treinadores. A Game Freak anunciou que Pokémon Sword e Shield, da oitava geração, são os jogos que vão continuar como servidor base de operação para o competitivo da franquia.

Pré-venda 

Pokémon Legends: Arceus já está em pré-venda. O jogo pode ser comprado por R$ 299 na eShop Brasileira do Nintendo Switch. A versão física do título ainda não foi confirmada no Brasil.

Quem garantir o jogo na pré-venda ganhará um conjunto de roupas para personalização de personagem. O conjunto, inspirado no Hisuian Growlithe, contém um acessório para cabeça, kimono, calça e sapatos. Você pode receber os itens escolhendo “Get via internet” na funcionalidade Mystery Gifts no menu do jogo até 9 de maio de 2022 às 16h59.

Os jogadores que comprarem e baixarem o jogo antes de 9 de maio de 2022 às 16h59 na Nintendo eShop também receberão um e-mail com um código para 30 Heavy Balls.

Fonte: Nintendo