PlayStation | Metade dos jogos da Sony serão para PC e celular até 2025
Por Lucas Arraz | Editado por Bruna Penilhas | 26 de Maio de 2022 às 13h07
A estratégia de negócios da Sony para os próximos anos inclui trazer mais títulos PlayStation para os computadores e dispositivos móveis, além de aumentar o investimento na produção de jogos como serviço. Em uma apresentação de negócios recente, a companhia falou em trazer metade de seus lançamentos de games para computadores e celulares até 2025.
A mudança de posicionamento da japonesa, que sempre priorizou a produção de jogos exclusivos para os consoles da marca PlayStation, foi compartilhada em uma apresentação de negócios intitulada “The Road to Profitable Transformation”, que pode ser traduzida como “O Caminho para a Transformação Lucrativa”.
Presidente da Sony Interactive Entertainment (SIE), Jim Ryan defendeu durante a apresentação que esse tal caminho de lançar jogos em mais plataformas nos próximos anos pode ser “transformador”. Segundo o executivo, a empresa ainda planeja lançar um mínimo de 12 jogos como serviço até 2025, equilibrando lançamentos como The Last of Us e Ghost of Tsushima, com títulos aos moldes de Destiny 2 e Fortnite.
Na preparação para essa nova fase, a Sony tomou alguns passos nos últimos meses, como adotar a marca “PlayStation PC” para o gerenciamento da operação de jogos nos computadores e a compra da Bungie, desenvolvedora de Destiny 2.
“Ao expandir [a marca PlayStation] para computadores e dispositivos móveis, além de jogos como serviço, temos a oportunidade de estar presentes em praticamente todos os lugares”, declarou Ryan durante o briefing.
Jogos como serviço são o futuro
Os jogos tradicionais de PlayStation vão passar a dividir, de igual para igual, a fatia de investimento com os chamados “jogos como serviço”, tipo de experiência que apresenta atualizações constantes, com opções de compras extras para o jogador pelas novas porções de conteúdo.
Atualmente, os games tradicionais recebem 88% do investimento da empresa japonesa, contra 12% para jogos como serviço. A Sony estima que o investimento para o segundo grupo de jornada para os jogadores chegará a 49% até o final do ano fiscal de 2022, que ocorre em março de 2023, com a ampliação de plataformas para publicação.
No momento, o PlayStation conta oficialmente apenas com um jogo como serviço em seu catálogo para o ano: o esportivo multiplataforma MLB The Show. A empresa fala em aumentar esse número para três títulos até o final do ano fiscal de 2022, com o lançamento de mais dois títulos não anunciados até março de 2023, além de finalmente chegar aos 12 jogos do gênero até o término do ano fiscal de 2025.
Exclusivos PlayStation no PC
Outra área de crescimento identificada pela Sony é expandir o potencial de vendas para além das plataformas PlayStation. Com a dificuldade de manter os estoques de PlayStation 5 desde o lançamento, a empresa japonesa alcançou a marca de R$ 382 milhões em vendas de jogos para PC no ano fiscal de 2021.
A estimativa é que novos jogos lançados para computadores possam fazer o número chegar até R$ 1,5 bilhão no ano fiscal de 2022. Em março deste ano, o lançamento combinado de Horizon Zero Dawn, Days Gone e God of War no PC gerou meio bilhão de reais em receita para a Sony. As vendas de unidades de Horizon atingiram 2,3 milhões no PC, 852 mil para Days Gone e 971 mil para God of War.
Jogos da Sony no celular
A marca PlayStation também quer dobrar a aposta no mundo de jogos mobile, em uma estratégia defendida como “plano de crescimento agressivo”.
A empresa disse que vai "alavancar parcerias para o desenvolvimento e publicação em dispositivos móveis". A ideia passa pela liberação de franquias da Sony para produção de jogos mobile de franquias PlayStation, produzidas por estúdios externos. O presidente Jim Ryan declarou que a outrora conservadora marca PlayStation está aberta a "publicar jogos externos que se encaixam em um portfólio mais amplo” em dispositivos móveis.
Por fim, a empresa deve continuar a expandir o uso de propriedades intelectuais fora dos jogos, com o lançamento de filmes, como o recente Uncharted e a próxima série da HBO baseada em The Last of Us. Em um slide final, a Sony disse que espera transformar “a atual abordagem centrada no console do PlayStation para um futuro em que grandes elementos da marca se estendam além do console”.
Com informações de: Games Industry, Dotesports e The Verge