Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PlayStation | Metade dos jogos da Sony serão para PC e celular até 2025

Por| Editado por Bruna Penilhas | 26 de Maio de 2022 às 13h07

Link copiado!

Divulgação/Sony Interactive Entertainment
Divulgação/Sony Interactive Entertainment
Tudo sobre Sony

A estratégia de negócios da Sony para os próximos anos inclui trazer mais títulos PlayStation para os computadores e dispositivos móveis, além de aumentar o investimento na produção de jogos como serviço. Em uma apresentação de negócios recente, a companhia falou em trazer metade de seus lançamentos de games para computadores e celulares até 2025.

A mudança de posicionamento da japonesa, que sempre priorizou a produção de jogos exclusivos para os consoles da marca PlayStation, foi compartilhada em uma apresentação de negócios intitulada “​​​The Road to Profitable Transformation”, que pode ser traduzida como “O Caminho para a Transformação Lucrativa”.

Presidente da Sony Interactive Entertainment (SIE), Jim Ryan defendeu durante a apresentação que esse tal caminho de lançar jogos em mais plataformas nos próximos anos pode ser “transformador”. Segundo o executivo, a empresa ainda planeja lançar um mínimo de 12 jogos como serviço até 2025, equilibrando lançamentos como The Last of Us e Ghost of Tsushima, com títulos aos moldes de Destiny 2 e Fortnite.

Continua após a publicidade

Na preparação para essa nova fase, a Sony tomou alguns passos nos últimos meses, como adotar a marca “PlayStation PC” para o gerenciamento da operação de jogos nos computadores e a compra da Bungie, desenvolvedora de Destiny 2.

“Ao expandir [a marca PlayStation] para computadores e dispositivos móveis, além de jogos como serviço, temos a oportunidade de estar presentes em praticamente todos os lugares”, declarou Ryan durante o briefing.

Jogos como serviço são o futuro

Continua após a publicidade

Os jogos tradicionais de PlayStation vão passar a dividir, de igual para igual, a fatia de investimento com os chamados “jogos como serviço”, tipo de experiência que apresenta atualizações constantes, com opções de compras extras para o jogador pelas novas porções de conteúdo.

Atualmente, os games tradicionais recebem 88% do investimento da empresa japonesa, contra 12% para jogos como serviço. A Sony estima que o investimento para o segundo grupo de jornada para os jogadores chegará a 49% até o final do ano fiscal de 2022, que ocorre em março de 2023, com a ampliação de plataformas para publicação.

No momento, o PlayStation conta oficialmente apenas com um jogo como serviço em seu catálogo para o ano: o esportivo multiplataforma MLB The Show. A empresa fala em aumentar esse número para três títulos até o final do ano fiscal de 2022, com o lançamento de mais dois títulos não anunciados até março de 2023, além de finalmente chegar aos 12 jogos do gênero até o término do ano fiscal de 2025.

Continua após a publicidade

Exclusivos PlayStation no PC

Outra área de crescimento identificada pela Sony é expandir o potencial de vendas para além das plataformas PlayStation. Com a dificuldade de manter os estoques de PlayStation 5 desde o lançamento, a empresa japonesa alcançou a marca de R$ 382 milhões em vendas de jogos para PC no ano fiscal de 2021.

A estimativa é que novos jogos lançados para computadores possam fazer o número chegar até R$ 1,5 bilhão no ano fiscal de 2022. Em março deste ano, o lançamento combinado de Horizon Zero Dawn, Days Gone e God of War no PC gerou meio bilhão de reais em receita para a Sony. As vendas de unidades de Horizon atingiram 2,3 milhões no PC, 852 mil para Days Gone e 971 mil para God of War.

Continua após a publicidade

Jogos da Sony no celular

A marca PlayStation também quer dobrar a aposta no mundo de jogos mobile, em uma estratégia defendida como “plano de crescimento agressivo”.

A empresa disse que vai "alavancar parcerias para o desenvolvimento e publicação em dispositivos móveis". A ideia passa pela liberação de franquias da Sony para produção de jogos mobile de franquias PlayStation, produzidas por estúdios externos. O presidente Jim Ryan declarou que a outrora conservadora marca PlayStation está aberta a "publicar jogos externos que se encaixam em um portfólio mais amplo” em dispositivos móveis.

Por fim, a empresa deve continuar a expandir o uso de propriedades intelectuais fora dos jogos, com o lançamento de filmes, como o recente Uncharted e a próxima série da HBO baseada em The Last of Us. Em um slide final, a Sony disse que espera transformar “a atual abordagem centrada no console do PlayStation para um futuro em que grandes elementos da marca se estendam além do console”.

Continua após a publicidade

Com informações de: Games Industry, Dotesports e The Verge