Publicidade

5 melhores RTS para jogar no console

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Xbox Game Studios/Divulgação
Xbox Game Studios/Divulgação

Os jogos de estratégia em tempo real, mais conhecidos pela sua sigla em inglês, RTS (de Real Time Strategy), floresceram mesmo no PC, onde o controle com teclado e mouse é ideal para o gerenciamento de tropas, veículos e construções, característica principal do gênero.

Não é por isso, no entanto, que os consoles ficam de fora da brincadeira: com joysticks cada vez mais ergonômicos e designs de jogos dedicados a fazer RTSs funcionarem bem nas plataformas, o gameplay de estratégia vem ficando cada vez melhor.

Pensando nisso, o Canaltech listou os 5 melhores jogos de RTS para jogar nos consoles, seja no PlayStation 5 ou Xbox Series X|S.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Age of Mythology: Retold

A clássica série de jogos de estratégia da Microsoft, Age of Empires, nasceu nos anos 1990, ganhando títulos novos e spin-offs como o celebrado Age of Mythology, que misturava mitologia grega, nórdica e egípcia com o desenvolvimento de impérios do passado.

Em 2024, o game ganhou um remaster contando com civilizações novas, como os chineses e japoneses, chegando primeiramente no Xbox Series X|S e, em 2025, no PlayStation 5. O uso inteligente de analógicos, gatilhos e botões torna o gameplay suave e fluido, permitindo que você tenha a clássica experiência mitológica nos consoles.

Caso você prefira as edições menos fantasiosas da franquia, Age of Empires II: Definitive Edition também está nos consoles, bem como Age of Empires IV, que chegou ao PlayStation 5 no último dia 4 de novembro.

2. Company of Heroes 3

Desenvolvido pela Relic Entertainment, Company of Heroes 3 leva os jogadores ao cenário da Segunda Guerra Mundial nas campanhas aliadas na África e Itália, onde você controla pelotões de soldados e maquinário de guerra com o objetivo de vencer batalhas.

Continua após a publicidade

Lançado para Xbox Series X|S e PlayStation 5 em 2023, o último título traz novidades como NPCs partisanos italianos para ajudar nos combates e um novo sistema de destruição que torna a experiência mais imersiva. As interações do jogador com os vários comandantes presentes no jogo ditam o final da história, que muda de maneira dinâmica.

3. Tooth and Tail

Os indies também estão bem representados nas plataformas: Tooth and Tail é um RTS bem diferenciado, que traz animais antropomórficos que lutam em uma sangrenta guerra civil baseada na Guerra Civil Russa durante a Revolução de 1917.

Continua após a publicidade

Desenvolvido pela Pocketwatch Games, o jogo foi desenhado para não precisar de microgerenciamento, deixando o jogador fazer poucas escolhas, como as tropas a serem encaminhadas a batalhas e algumas melhoras — o desenrolar da luta acontece sozinho. O jogo possui níveis que vão ficando cada vez mais difíceis e pode ser jogado de forma single player ou multiplayer com tela dividida.

4. Anno 1800

Desenvolvido pela Ubisoft Blue Byte, Anno 1800 foi o primeiro jogo da série a sair para consoles, figurando no Xbox Series X|S e PlayStation 5 em 2023. O game, como o nome já diz, se passa no século XIX, durante a Revolução Industrial, o que traz mecânicas novas, como a de turistas e trabalho nas fábricas, tudo com arquitetura vitoriana.

Continua após a publicidade

O jogo possui campanha, modo sandbox e multiplayer, e conta com novidades como “blueprints” (construções que ficam à espera de recursos para serem construídas) e os efeitos da industrialização na população, como poluição, barulho e dissidências sociais.

5. Desperados III

Não podia faltar o clássico faroeste queridinho dos fãs de estratégia: Desperados III foi lançado em 2020 pela THQ Nordic (e desenvolvido pela Mimimi Games) no PlayStation 4 e Xbox One, estando disponível para PlayStation 5 e Xbox Series X|S através da retrocompatibilidade.

Continua após a publicidade

O jogo é um prequel do primeiro, Desperados: Wanted Dead or Alive, e traz novamente o gameplay de controle individual de personagens em tempo real, tomando decisões estratégicas com habilidades únicas a cada personagem, sempre com o protagonista John Cooper à frente da ação.

Aos familiarizados com a desenvolvedora, também há um jogo no mesmo estilo no japão feudalShadow Tactics: Blades of the Shogun, também disponível para os consoles, tendo saído para PlayStation 4 e Xbox One em 2017 e disponível via retrocompatibilidade.

Veja mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO | APPS QUE DÃO JOGOS DE GRAÇA #Shorts