Publicidade

10 melhores jogos da história do PlayStation

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

Ao longo dos últimos 30 anos, milhões de jogadores que tiveram um PlayStation se aventuraram e exploraram milhares de jogos. Nem todos ficam na memória, mas algumas experiências são tão marcantes que acabam definindo toda uma geração. 

Reunimos aqui os dez melhores jogos first-party de todas as cinco gerações do PlayStation, passando ainda pelos dois portáteis da Sony. A decisão, no entanto, não é baseada em nostalgia ou “arbitrária”: trouxemos o ranking com base nas notas do Metacritic, mostrando que a maestria desses jogos não atingiu apenas um “grupo seleto” de pessoas.

E se o seu favorito não estiver por aqui, não tem problema. Vamos ser honestos: são centenas de games produzidos pela Sony, lançados desde o primeiro PlayStation até o videogame mais recente, o PS5, e para diferentes gostos. O importante é celebrarmos as três décadas com as experiências mais marcantes, elas aparecendo na lista ou não.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os 10 melhores jogos do PlayStation

10. The Last of Us Parte II: um dos melhores jogos de PS4

A Naughty Dog já tinha um grande trabalho ao trazer um jogo digno para estar entre os melhores da história do PlayStation, mas com The Last of Us Parte II a pressão era ainda maior: eles precisavam fazer uma experiência tão marcante quanto o primeiro. E a missão foi cumprida, mesmo que tenha abalado emocionalmente milhões de pessoas com sua história.

Não é à toa que o título ganhou o prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards 2020, com foco em Ellie como a protagonista da nova aventura. Além de ter lançado como um “clássico instantâneo” no PS4, ele também mostrou como os videogames podem ser usados como ferramentas para contar histórias fortes e sensíveis nos tempos atuais. 

Lançamento: 19 de junho de 2020, PS4 / Nota no Metacritic: 93

9. Uncharted 4 A Thief’s End: a jornada definitiva de Nathan Drake no PlayStation

Continua após a publicidade

Outra “pedrada” da Naughty Dog, Uncharted 4: A Thief’s End teve a difícil tarefa de encerrar a jornada de Nathan Drake com chave de ouro. O jogo foi um dos mais esperados da geração PS4, com muitos jogadores desejando ver como seria o desfecho da saga. E ele chegou não apenas com uma excelente história e gráficos excepcionais, mas também como um dos melhores jogos de toda a história da Sony e da PlayStation.

O encontro de Nathan Drake com seu irmão perdido e ver os dois trabalhando juntos em uma última grande aventura marcou muita gente, e Uncharted 4 recebeu diversos prêmios, tornando-se - até o momento em que este texto foi publicado - a aventura definitiva do grande explorador dos consoles PlayStation. Mesmo com “The Lost Legacy” sendo lançado na sequência, os fãs ainda pedem por um quinto game da franquia com o retorno do herói. 

Lançamento:10 de maio de 2016, PS4 / Nota no Metacritic: 93

8. Astro Bot: novato entre os melhores jogos

Continua após a publicidade

O “novato” da lista, Astro Bot chegou ao PlayStation 5 e já alcançou uma nota altíssima - elevando a experiência para uma das melhores já vistas na história dos consoles da Sony. Produzido pela Team Asobi, ele é um jogo de plataforma que traz uma grande profundidade ao acompanhar a história dos videogames da “família”. 

Além do pequeno herói recuperar diversos personagens icônicos, das mais diversas franquias - sejam antigas ou mais novas -, ele tem de reconstruir sua nave: um PlayStation 5 desmontado por um maléfico vilão. Para isso, Astro não usará apenas todos os elementos da tela, mas também o controle e suas habilidades para ultrapassar seus limites. É a verdadeira definição de clássico instantâneo.

Lançamento: 6 de setembro de 2024, PS5 / Nota no Metacritic: 94

Continua após a publicidade

7. God of War: Kratos volta em grande estilo

Após as tragédias vistas em God of War 3 e muitos anos sem uma nova aventura, Kratos retornou em “God of War” - que zera os números da franquia e conta o que aconteceu com o personagem depois de ele conquistar sua vingança. A história contada pela Santa Monica Studio leva o “bom da guerra” para a mitologia nórdica, onde o fim se aproxima e os deuses se incomodam com sua presença.

No entanto, o poderoso guerreiro só quer uma coisa: jogar as cinzas de sua esposa morta ao lado de seu filho, Atreus. Esse “pequeno” desejo é o suficiente para Odin passar a posicionar algumas grandes figuras no caminho do personagem. Além disso, muito do gameplay de God of War foi alterado, trazendo uma nova forma de combater e explorar - diferente do que foi visto nos tempos de PS2 e PS3. Por conta disso, ele ganhou o prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards 2018 - superando até Red Dead Redemption 2. 

Continua após a publicidade

Lançamento: 20 de abril de 2018, PS4  / Nota no Metacritic: 94

6. God of War: estreia de Kratos em um dos melhores hack 'n slash

Chega a ser curioso ver que dois God of War, separados entre gerações, estejam tão próximos neste ranking. A primeira aventura de Kratos no PS2 foi um dos jogos mais empolgantes da plataforma - levando o espartano a enfrentar os deuses gregos com muita agressividade e gráficos acima do que era visto naquela época. 

Continua após a publicidade

Este é um daqueles jogos que apenas quem viu seu lançamento entende sua magnitude, com vários elementos criados pela Santa Monica Studio aparecendo pela primeira vez e se tornando marcantes para toda uma geração: as lâminas do caos, os quick time events para arrancar pedaços dos inimigos e as imponentes batalhas contra os chefões. É, e nunca deixará de ser, um clássico da indústria gamer.

Lançamento: 22 de março de 2005, PS2 / Nota no Metacritic: 94

5. God of War Ragnarök: fim de um novo capítulo

Continua após a publicidade

Se dois God of War com nota 94 não são o suficiente, temos Ragnarök para fechar a tríade da franquia nesta lista. Este foi o último grande lançamento da franquia, colocando Kratos para enfrentar o verdadeiro “fim dos tempos” nórdico. Com algumas novidades no gameplay e um ambiente mais “aberto” para explorar, o episódio logo caiu nas graças do público - além de trazer conflitos muito esperados após o jogo de 2018.

God of War Ragnarök é considerado a experiência definitiva desse novo arco de Kratos - mostrando que o personagem ainda tem muitas nuances a serem exploradas (tanto na trama quanto no gameplay), assim como o seu filho Atreus. 

Lançamento: 9 de novembro de 2022, PS5 / Nota no Metacritic: 94

4. Gran Turismo 3: pise fundo nas corridas do PlayStation

Continua após a publicidade

Gran Turismo 3 foi o primeiro jogo da franquia lançado para o PS2, com a promessa de combinar suas mecânicas precisas com gráficos ainda mais realistas. E a Polyphony Digital não desapontou, trazendo o que é considerado um dos melhores jogos de corrida de todos os tempos para o console. 

Além de ser um excelente jogo, Gran Turismo 2 chegou em grande estilo, trazendo vários modos, uma infinidade de veículos que eram extremamente fieis à contraparte real, uso completo dos recursos presentes no DualShock 2 e efeitos visuais que não tinham em nenhum outro game naquela época. Resultado: o jogo encantou uma legião de fãs e manteve grande parte deles fiéis até os dias atuais.

Lançamento: 10 de julho de 2001, PS2 / Nota no Metacritic: 95

Continua após a publicidade

3. The Last of Us: divisor de água entre os melhores jogos de PS3

Este não é apenas um dos sucessos mais estrondosos da Naughty Dog, mas de toda a história dos jogos PlayStation. The Last of Us elevou o aspecto “cinematográfico” que os games tinham e apresentou uma experiência sem precedentes. Com muita emoção, ação, gráficos de tirar o fôlego e momentos que marcaram praticamente todo mundo que o jogou, o game da Naughty Dog foi um dos “ápices” de toda a história do PS3. 

Não é à toa que a jornada de Joel e Ellie recebeu uma remasterização, remake e até uma adaptação em série: o estúdio acertou e muito com a abordagem do game, se tornando um dos maiores ícones das três décadas da marca PlayStation. 

Continua após a publicidade

Lançamento: 14 de junho de 2013 / Nota no Metacritic: 95

2. Gran Turismo: surgimento de uma franquia de sucesso

A Sony e a Polyphony Digital se uniram para trazer Gran Turismo ao primeiro PlayStation, mas o que ambas não sabiam era que este seria o início de uma grandiosa franquia — hoje com sete jogos numerados e alguns spin-offs. O primeiro jogo surpreendeu muito o público, que antes estava acostumado com as experiências arcades e viu no simulador realista um grande desafio.

Ainda que na época não tivéssemos a menor ideia de que se tornaria uma das melhores e mais icônicas franquias da plataforma, foi graças a Gran Turismo que se criou uma legião de fãs, que se mantêm fiéis até hoje. E fazer isso com gráficos de PS1 e limitações da época não é para qualquer um, o que eleva ainda mais seu patamar na História. 

Lançamento: 23 de dezembro de 1997  / Nota no Metacritic: 96

1. Uncharted 2 Among Thieves: melhor aventura no PlayStation

O campeão entre os melhores jogos do PlayStation é Uncharted 2: Among Thieves, que chegou ao PS3 como uma simples sequência da primeira aventura de Nathan Drake e fez seu nome ser popular. Suas sequências de ação são espetaculares até hoje, assim como os visuais continuam tão belos quanto você se lembra.

Se o primeiro Uncharted serviu para apresentar o explorador, Uncharted 2 o estabelece em um título que merece mais do que a sua atenção - se tornando um dos jogos considerados “obrigatórios” na plataforma. Seu sucesso serviu para consagrar a Naughty Dog como um dos principais estúdios PlayStation em atividade na época, garantindo a presença de mais três games na franquia - além da estreia de The Last of Us anos depois.

Lançamento: 13 de outubro de 2009 / Nota no Metacritic: 96

Curiosidades da lista dos melhores do PlayStation

Da lista dos melhores jogos do PlayStation, vale ressaltar que o “campeão” entre os consoles é o PS4: com 3 jogos lançados na plataforma dentro do ranking. O PS2, PS3 e PS5 aparecem com dois games cada, enquanto o primeiro console tem a presença de apenas um.

Além disso, Astro Bot é o único jogo cujos outros títulos da franquia não se repetem dentro da lista - além de ser o lançamento mais recente a fazer parte dela, diga-se de passagem. 

Leia outras matérias do Canaltech: