IFA 2024 | Portátil Acer Nitro Blaze 7 chega com GPU poderosa para jogos em FHD
Por Jones Oliveira | •
A Acer apresentou nesta quarta-feira (4), durante sua conferência na IFA 2024, o Nitro Blaze 7. O aparelho é o primeiro console portátil da marca e chega ao mercado com algumas vantagens para bater rivais como o Steam Deck, ASUS ROG Ally X e Lenovo Legion Go.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Novos Acer Nitro chegam com visual renovado e foco em IA
- Steam Deck × ROG Ally × Legion Go | Qual é o melhor portátil da atualidade?
O dispositivo portátil vem equipado com processador AMD Ryzen 7 8840HS de última geração e gráficos integrados Radeon 780M, que empregam a arquitetura RDNA3. Essa é a a mesma iGPU usada pelo Ryzen 7 8700G, processador referência quando o assunto é setup gamer com vídeo integrado.
Na prática, o Acer Nitro Blaze 7 traz especificações superiores a de seus concorrentes e conseguirá rodar muito bem títulos recentes e consagrados, como Alan Wake 2, Cyberpunk 2077 e Formula 1 23, em Full HD com qualidade máxima.
Design e tela
A Acer aplicou a icônica identidade visual da linha Nitro ao Nitro Blaze 7, um aparelho em cor preta com elementos e detalhes na cor vermelha. Em sua apresentação, a companhia destacou que o novo portátil tem 25,6cm de largura por 11,35cm de altura e 2,25cm de espessura e apenas 670g de peso.
Embora seja impossível afirmar se essas medidas favorecem uma boa experiência de uso, a Acer garantiu que seu aparelho é ergonômico e tem estrutura e disposição de botões que proporcionam uma pegada mais confortável.
A tela IPS sensível ao toque do Blaze 7, por sua vez, tem 7 polegadas e painel Full HD com taxa de atualização de 144Hz e compatibilidade com AMD FreeSync Premium. São especificações inferiores que já vimos no Legion Go, por exemplo, que traz tela de 8,8 polegadas e 1600p de resolução.
CPU e GPU poderosas
O grande destaque do Acer Nitro Blaze 7 está sob sua carcaça. O console portátil vem equipado com Ryzen 7 8840HS, um dos melhores processadores mobile da AMD atualmente no mercado. Com 8 núcleos e 16 threads, o componente alcança clocks de até 5,1 GHz e vem equipado com NPU capaz de entregar até 39 TOPS em tarefas de inteligência artificial.
Essas especificações devem garantir que o Blaze 7 rodará o Windows 11 de maneira bastante fluida e não terá problemas para abrir os mais variados tipos de aplicativos. Além disso, a contagem de núcleos e threads aliado ao clock elevado são ideais para jogos em FHD, que exigem mais velocidade de processamento.
O processamento gráfico fica a cargo da iGPU Radeon 780M, placa de vídeo integrada baseada na arquitetura RDNA3 que é referência no setor, fazendo frente até mesmo com modelos dedicados utilizados em notebooks e desktops gamer. Essa mesma solução equipa o Ryzen 7 8700G, que consegue rodar títulos AAA em 1080p com presets no máximo e acima dos 60 FPS. Em outras palavras, pelo menos no papel o Nitro Blaze 7 deve proporcionar uma excelente experiência de gameplay para os jogadores, próxima dos 140 FPS.
Para além disso, o lançamento da Acer vem com 16 GB de memória RAM LPDDR5X-7500 soldada e bateria de 50,04 Whr — capacidade similar à vista no Steam Deck OLED e Legion Go, mas inferior ao que a ASUS empregou no ROG Ally X. Ao todo são até 2 TB de armazenamento em SSD NVMe PCIe 4.0, o que sugere que o aparelho terá versões com capacidades diferentes à escolha do usuário.
Conectividade e extras
Em matéria de conectividade, o Nitro Blaze 7 vem equipado com duas portas USB4, que também servem para carregamento; um leitor de cartões microSD e suporte a redes Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3.
Para evitar que o usuário tenha de ficar navegando no Windows, abrindo uma loja de jogos e outra, a Acer trouxe para o Nitro Blaze 7 o Game Space. O app servirá como uma biblioteca unificada de jogos, reunindo todos os títulos que o usuário possui em um único lugar. Para facilitar ainda mais o acesso ao hub, o portátil tem um botão dedicado à sua abertura — como os controles atuais de TV têm um botão dedicado para a Netflix e/ou YouTube, por exemplo.
Preço e disponibilidade do Acer Nitro Blaze 7
Apesar de ter exibido o Nitro Blaze 7 no palco da IFA 2024, a Acer não revelou quando o portátil será lançado no mercado internacional, tampouco o brasileiro.
A companhia também não informou qual preço pretende cobrar pelo dispositivo.